Bombeiros

Bombeiros de Pomerode falam sobre atuação em Taió, cidade atingida por enchente

Veja também o relato de única bombeira que participou da operação, no Alto Vale

18 de outubro de 2023

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode

Seis bombeiros voluntários de Pomerode e apenas uma missão: ajudar o povo taioense, após a cidade ser atingida por uma enchente, considerada uma das maiores da história do município.

Carlos Eduardo Demuth, Eder Jacson Reinert, Gabrielle Aline Padilha, Everton Horongoso, Paulo Ricardo Duarte e Luan Mateus Hein foram os membros da corporação pomerodense que estiveram no Alto Vale para auxiliar as vítimas das chuvas.

Os bombeiros de Pomerode se juntaram a outros voluntários, de corporações de outros municípios. O acionamento foi feito na quarta-feira, dia 11 de outubro, data em que se deslocaram até Taió. Os bombeiros retornaram para a sede do CBVP, no último sábado, dia 14.

Foram realizadas atividades de transporte de pessoas, de uma localidade para outra, troca de equipe médica do hospital, transporte de cestas básicas e medicamentos, além do transporte de vítimas ilhadas.

“Pomerode dispõe de uma equipe especializada em resgate aquático, portanto, em situações como essas, colocamos todos os nossos treinamentos em prática, tendo à disposição um bote de casco rígido com motor de popa, um bote inflável e um Duck”, explica Demuth.

 

Ainda, de acordo com o bombeiro voluntário, é gratificante para todos da corporação, poder servir à comunidade, seja a pomerodense ou de outras cidades.

“Sempre é muito gratificante ajudar quem precisa e vemos uma força enorme de toda a comunidade, da mesma forma onde tivemos a oportunidade de ajudar nas cidades de Presidente Getúlio e Canelinha”, finaliza.

 

Primeira experiência e única mulher na operação

A bombeira voluntária Gabrielle Aline Padilha, de 24 anos, foi uma das mulheres que integram a corporação que participou da ação, no Alto Vale.

Gabrielle sempre teve vontade de atuar em resgates ou operações aquáticas, já que, desde os oito anos, pratica natação. No Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, investiu seu tempo nos mais diversos treinamentos para atuar neste tipo de situação.

Esta foi a primeira operação que a bombeira voluntária participou e ela relata como foi a experiência, nos quatro dias de atuação, em Taió.

Foto: Arquivo pessoal

 

“Ficamos atuando quatro dias. Os desafios foram diversos, até porque foi a minha primeira missão com mais dias fora de casa, mas principalmente a espera e a expectativa de qual missão nós seriamos destacados para cumprir, o risco que seríamos expostos e a suprir as nossas próprias expectativas de conseguir ajudar o máximo possível a comunidade de Taió nesse momento tão difícil”, conta.

Gabrielle também falou sobre a emoção sentida com a receptividade da comunidade taioense, mesmo após toda a situação difícil por conta dos alagamentos, na cidade.

“Foram vários momentos que me marcaram muito, mas principalmente o que chegou a me emocionar foi a receptividade do povo Taioense, que mesmo no meio de toda aquela dificuldade, nas nossas missões, sempre nos recebiam com um sorriso no rosto, nas entregas de alimentos, e isso me fazia ver o quanto esse trabalho é recompensador e gratificante, pois o que recebemos é algo muito além do que o dinheiro pode proporcionar”, relembra.

Para finalizar, a bombeira voluntária agradeceu a comunidade e ressaltou a força da mulher e reforçou a Campanha de Outubro Rosa.

“Aproveito também o outubro rosa para deixar uma mensagem, principalmente para as mulheres, para que tenhamos um olhar com atenção para a nossa saúde, que possamos saber da importância da conscientização das mulheres na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E além disso gostaria de dizer para vocês não se limitarem, pois estamos muito longe de sermos rotuladas como sexo frágil, e eu ter sido a única mulher de Pomerode a participar dessa operação, o meu desejo é que isso possa servir de incentivo para que outras mulheres sigam suas convicções e vontades”, finaliza.

Notícias relacionadas