Bolo Floresta Negra e bolacha Speculoos viram sabores de sorvete em Pomerode
As receitas foram desenvolvidas pelo chef alemão Heiko Grabolle.
Foto: Divulgação / Biergarten Pomerânia
Duas das sobremesas mais populares na Alemanha viraram sabores de sorvete em Pomerode. O restaurante Biergarten Pomerânia incluiu no cardápio as versões geladas do bolo Floresta Negra e da bolacha Speculoos, muito apreciados na época do Natal. As receitas foram desenvolvidas pelo chef alemão Heiko Grabolle.
Transformar sobremesas e tortas tradicionais em gelatos à moda italiana é uma tendência na Europa. Eles despertam memórias afetivas e o conforto das delícias de casa. Heiko decidiu começar por sabores que ele próprio recorda da infância na Renânia do Norte-Vestfália, estado alemão onde cresceu.
“Os gelatos são muito comuns nos biergartens alemães, e as empresas de sorvete estão reproduzindo sobremesas populares com grande sucesso. Como tem tudo a ver com a proposta do Biergarten Pomerânia, resolvemos trazer essa tendência para o Brasil”, avalia Heiko.
Bolo Floresta Negra
A Floresta Negra é a mais famosa torta alemã, apreciada inclusive no Brasil. Criada há cerca de um século, a receita tem variações, mas com ingredientes obrigatórios, como chocolate, creme, cereja e, quase sempre, licor de cereja. Há também muitas versões sobre a origem do nome do bolo. A mais repetida é a que associa as cores dos ingredientes aos tons da bela floresta localizada no sul da Alemanha, com pinheiros escuros, neve e frutas vermelhas.
No caso do Speculoos, a história é tão complexa quanto o sabor do biscoito amanteigado, marcado por especiarias. Belgas, holandeses e alemães reivindicam a autoria da delícia, numa controvérsia difícil de resolver. Fato é que navegadores europeus (principalmente ingleses) espalharam a iguaria pelo mundo, e hoje ela é internacional.
Na época de Natal os Speculoos (para os alemães, Spekulatius) são produzidos em formas que celebram o cristianismo, e por isso são muito associados à data.
A exemplo dos gelatos italianos, as receitas do restaurante não levam gordura hidrogenada. É a gordura do leite catarinense que garante cremosidade, e com menor quantidade de ar na composição do produto final em comparação com os sorvetes comuns. Além do Floresta Negra e do Speculoos, o cardápio tem a opção clássica do sorvete de creme, também feito no Biergarten Pomerânia.
Biergarten Pomerânia
Inaugurado há um ano, o Biergarten Pomerânia celebra a cultura dos restaurantes de rua da Alemanha bem no coração de Pomerode. Além da comida, agora sob a responsabilidade de um dos mais reconhecidos chefs alemães radicados no Brasil, o restaurante aposta na própria linha de cervejas e chopes.
O restaurante ocupa um casarão histórico, construído em 1945, na Rua XV de Novembro, 367, no Centro de Pomerode.
Para saber mais, acesse www.biergartenpomerania.com.br e siga @biergartenpomerania.