Blumenau registra alagamentos e deslizamentos em decorrência do temporal desta quarta (12)
A Defesa Civil do município teve o registro de 14 ocorrências

Rua Franz Volles. (Foto: Defesa Civil / Divulgação)
Na noite desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a Defesa Civil de Blumenau registrou cerca de 14 ocorrências relacionadas ao temporal que atingiu a região. De acordo com o órgão, algumas famílias ficaram ilhadas, houve um deslizamento de terra, quedas de árvores e alagamentos em casas e ruas.
A Defesa Civil informou que o temporal atingiu com mais intensidade os bairros Itoupava Central e Itoupavazinha. Durante a tarde de quarta (12), a maior temperatura do verão foi registrada em Blumenau, com 37,1°C e sensação térmica de 43,3°C.
Por volta das 19h45min, o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau foi acionado para atender uma ocorrência de enxurrada seguida de deslizamento de terra que atingiu duas residências, no bairro Itoupava Central.
Segundo os Bombeiros, a primeira casa afetada pertence ao um casal de idosos, um homem de 80 anos e a mulher de 75 anos. O imóvel sofreu alagamento e foi atingido pelo deslizamento na parte dos fundos e no muro. Durante o resgate, um coelho pertencente ao idoso, que havia sido arrastado pela enxurrada até a residência vizinha, foi resgatado.
A segunda residência, situada logo abaixo, também foi danificada, impactando a estrutura da casa e os muros. Os moradores, que são um casal, juntamente com seus familiares, saíram ilesos do incidente.
As equipes de emergência orientaram as famílias a deixarem suas casas até que a Defesa Civil realize uma vistoria para avaliar a segurança dos imóveis. O casal de idosos foi encaminhado para a residência de familiares.
As autoridades seguem monitorando a situação, e uma avaliação técnica será feita para determinar se as casas poderão ser liberadas para uso ou precisarão de interdição.
Ao todo, as 14 ocorrências relacionadas ao temporal registradas pela Defesa Civil em Blumenau foram:
3 alagamentos em residências;
1 análise de risco em residência;
2 quedas de muro;
3 quedas de árvores;
1 raio que resultou na queda de uma árvore;
4 deslizamentos de terra, sendo dois em residências, um em via pública e um em queda de árvore.
As ruas que mais sofreram com alagamentos ficam no bairro Itoupava Central, sendo: Rua Rodolfo Rohweder, Rua Eldrita Krueger, Rua Professor Jacob Ineichen, Rua Tancredo Neves, Rua Governador Pedro Ivo Campos.