Cultura

Bauernmalerei: tradição e fonte de renda, em Pomerode

Artesãos explicam como o Bauernmalerei se transformou em uma paixão e uma fonte de renda, em suas vidas

15 de dezembro de 2023

Iraci encontrou no Bauernmalerei o seu grande talento. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

A técnica de pintura em Bauernmalerei, tradicional da cultura de Pomerode, é mais do que uma representação de nossa cultura, sendo, para algumas pessoas, uma maneira de complementar renda ou mesmo ser o sustento de quem trabalha com ela.

Estes são os casos de Iraci Spies e Davi Gomes, artesãos de Pomerode que trabalham com a técnica Bauernmalerei.
Iraci comenta que começou a atuar com a técnica há cerca de 13 anos, após fazer um curso sobre o Bauernmalerei.

“Antes do Bauernmalerei, eu já trabalhava há 40 anos com artesanato. Comecei com vidro, passei ao sabonete, gesso até chegar à madeira, com meu marido, que era marceneiro e ele embarcou nesta jornada comigo. Também faço pintura Country, e hoje em dia, faço peças dos dois tipos, Bauernmalerei e Country”, revela.

Aprender a técnica de pintura em Bauernmalerei sempre foi o desejo de Iraci. No entanto, ela comenta que por muito tempo não teve condições de participar de um curso. Até que uma amiga sua, Maria Izilda, ajudou com os materiais para que ela participasse de um curso gratuito, em Pomerode.

“Então fiz o curso, com a Nani Scheer, muito famosa no meio, e ela logo me disse que eu poderia ir longe com o Bauernmalerei. Nunca mais fiz outro curso, mas porque o meu estilo é diferenciado, mais tradicional, único em Pomerode, tanto que é reconhecido logo de cara. Trabalhar com esta técnica é uma realização pessoal para mim”, comenta.

E mais do que realizar um sonho antigo, o trabalho com o Bauernmalerei tornou-se um incremento em sua renda pessoal. “Quando eu fiz o curso e comecei a pintar, minha relação com a arte ficou muito melhor, minhas vendas aumentaram. Isso me ajudou financeiramente e até hoje ajuda muito. Nunca parei de fazer o ‘Bauer’, toda semana eu tenho peças para venda e não consigo nem produzir um estoque, pois tem muita saída”, destaca.

Iraci faz parte há seis anos da Associação Handgemacht e, desde que passou a fazer parte dela, suas peças ganharam ainda mais notoriedade.

“O Bauernmalerei é a minha paixão, eu amo que o faço e sou muito grata a Nani pelos ensinamentos, que mudaram a minha relação com a arte, e à Izilda também, por ter me proporcionado esta oportunidade. Hoje não me vejo trabalhando com outra coisa”, finaliza.

 

Mudança de vida, através da arte

Quem também é apaixonado pelo Bauernmalerei e se dedica ao trabalho com esta técnica é o artesão Davi Gomes. Morador de Pomerode há 17 anos, Davi se encantou por este estilo de pintura ao vir para a Cidade Mais Alemã do Brasil.

“Na minha cidade de origem, eu trabalhava com agricultura, além de fazer desenhos e pinturas. Quando me mudei para Pomerode, fiquei encantado com a cidade, pois vim da época da Páscoa e pude participar da Osterfest. Lembro de ter ficado muito encantado e curioso com as tradições da árvore de casquinhas e da pintura de ovos, então comecei a pesquisar sobre e a entender as tradições de Páscoa daqui que me encantaram cada vez mais”, relembra.

Davi Gomes trabalha somente com artesanato, hoje. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

 

Foi a partir deste fascínio inicial que o desejo de também produzir arte, em Pomerode, surgiu para Davi.

Inicialmente, o artesão trabalhou como motorista, profissão que manteve por 12 anos, mas sempre procurou saber mais sobre pintura e artesanato, em Pomerode.

Até que, há quatro anos, começou a fazer um curso e, depois dele, passou a trabalhar com o artesanato. E deu tão certo que o trabalho com arte, especialmente com o Bauernmalerei se tornou uma profissão. Davi deixou de lado o trabalho como motorista e passou a se dedicar unicamente à produção artística.

Hoje, a sua fonte de renda são as vendas de produtos de artesanato. “O Bauernmalerei é uma pintura que encanta, assim como encantou a mim, nestes anos que estou em Pomerode. Hoje, eu fabrico minhas peças, desenho, corto e estou comprando máquinas para este uso, para me aperfeiçoar cada vez mais. Pomerode é inacreditável em cultura e tradição, e eu tento honrar isso em cada peça que produzo, para que saia bem feito. O Bauernmalerei é uma arte que traz alegria e isso que me encanta em relação à técnica”, enaltece o artesão.

Notícias relacionadas