Entretenimento

Banda Herr Schmidt lança música para a Oktoberfest

Mesmo cancelada, festa inspirou a banda a compor “Oktober em Casa Dessa Vez”.

2 de agosto de 2020

Que a Oktoberfest foi cancelada, em virtude da pandemia do novo coronavírus, não é novidade para ninguém. Mas isso não é empecilho para que ideias criativas mantenham o espírito de alegria em alta, neste período.

Bom exemplo disso é a Banda Herr Schmidt, que lançou uma música relativa à festividade, mesmo sem ela ser realizada, no ano de 2020. Denominada “Oktober em Casa Dessa Vez”, foi composta por Marco Antônio Cornetet (Mac), Lino Vieira e Michael Lochner e fala da importância dos cuidados frente à pandemia e que a festa ficará para o ano que vem.

Foi com base no tema “com saúde não se brinca” é que a banda se inspirou para criar a letra da música. Vieira ressalta que, por causa do cancelamento da festa, muitos músicos e bandas descobriram que a festa não é só dinheiro: “É muito mais do que isso, a festa é um fator importante na formação de músicos, bandas, técnicos de som e iluminação e demais profissionais da área de eventos”, enaltece.

Já Cornetet (Mac), guitarrista e compositor, ressalta que o tema tem um contexto muito sério, e a Herr Schmitt conseguiu dar um tom de “alto astral” apesar do cancelamento da Oktoberfest Blumenau. “Sabemos o quanto são importantes as festas alemãs para a economia da nossa região. Mais do que o público que as frequenta, o cancelamento atinge, diretamente, milhares de pessoas que dependem desses eventos para seu sustento. Na letra da música passamos a mensagem de que agora é hora de se cuidar, tudo isso vai passar e por isso, dançar nos pavilhões vai ficar pra outra vez.”, comenta.

Para o vocalista da banda, o mundo inteiro passa por essa crise e, agora, o momento é de mostrar empatia e solidariedade: “Para a Herr Schmitt, tocar e estar presente com nosso público, nas festas de outubro, é o momento que mais aguardamos. Passamos o ano inteiro preparando o show, músicas novas, coreografias e ensaiando. Infelizmente esse ano o que temos a dizer é: Saúde Ein Prosit, até o ano que vem”, ressalta Lochner.

A gravação e mixagem ficaram por conta de Dinho Almeida que, em parceria com Lochner, produziu a música. “O estilo escolhido foi ‘100% bandinha’. Utilizamos o mínimo de elementos eletrônicos para enfatizar mais o ‘som de Oktoberfest’ mantendo a originalidade e explorando com mais ênfase os arranjos e sons de metais”, conta Almeida.

O clipe também demonstra essa nova “tendência” das músicas, uma vez que os músicos e dançarinos gravaram suas cenas individualmente, tanto na Vila Germânica, quanto em casa. A Realeza da Oktoberfest também se fez presente na produção.

A Oktoberfest 2020 foi cancelada na última segunda-feira, dia 27 de julho, durante uma transmissão ao vivo, promovida pela Prefeitura de Blumenau.

 

 

Oktober em Casa Dessa Vez

Letra e Música: Mac, Lino e Michael

Versão original: Those Were The Days (Boris Fomin)

Produção Musical: Michael Lochner e Dinho Oliveira

Mixagem e Masterização: Dinho Almeida (C3d Studios)

Execução e arranjos de metais: Cristiano Scheifler

Produção de vídeo: Victor Helmuth Peiker

Dança e Coreografia: Leandro Porto, Daniela Campos e Fernanda Minela.

 

Integrantes da Herr Schmitt

Michael Lochner (voz e sax)

Lino Vieira (voz e barítono)

Dinho Almeida (voz e baixo)

Mac (guitarra)

Spitz (voz, teclado, gaita e sax)

Guto (bateria)

Notícias relacionadas