- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Aves viajam 2,5 mil km de avião até Pomerode após serem resgatadas na Bahia
Duas aves já estão em quarentena no Bioparque Zoo Pomerode, em uma área propícia para isso
Foto: Zoo Pomerode/Divulgação
Na segunda-feira, 16 de setembro, duas aves resgatadas na Bahia, chegaram em Pomerode, onde ficarão aos cuidados do Bioparque Zoo Pomerode nos próximos 40 dias.
As aves, que são da espécie jacucacas (Penelope jacucaca) estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Salvador, antes de saírem da Bahia.
As aves viajaram mais de 2,5 mil quilômetros de avião, mas, por outro lado, o transporte aéreo diminuiu o trajeto de 34 para nove horas.
O voo com as aves partiu da capital baiana, fez escala em Congonhas, em São Paulo, e parou em Navegantes.
A transferência das jacucacas foi realizada gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB.
As duas aves já estão em quarentena no Bioparque Zoo Pomerode, em uma área propícia para isso, onde devem ficar nos próximos 40 dias.
As jacucacas foram destinadas ao Zoo Pomerode pois elas não possuem condições de retornar ao habitat. Dessa forma, o local é referência no cuidado e trabalhados pela conservação da espécie, seguindo as diretrizes dos órgãos regulamentadores.
O Bioparque Zoo Pomerode é uma instituição que colabora com iniciativas de manejo ex-situ, sob cuidados humanos, voltadas à sua conservação.