País

Ator Luis Gustavo morre, aos 87 anos, em Itatiba (SP)

Ele vinha lutando contra um câncer no intestino, há três anos.

19 de setembro de 2021

O ator Luis Gustavo morreu neste domingo, 19 de setembro, aos 87 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. A informação foi confirmada em comunicado da TV Globo e por familiares.

O intérprete dos eternos Mario Fofoca, de “Elas por Elas” (1982), Vavá, de “Sai de Baixo” (1996 a 2002), e Beto Rockfeller (1968), era casado com Cris Botelho. O ator tinha dois filhos: Luis Gustavo, de seu relacionamento com Heloísa Vidal; e Jéssica, fruto do casamento com a atriz Desireé Vignolli. Ele deixa também a neta, Marina, e os sobrinhos, os também atores Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes.

Filho de de pais espanhóis e nascido no dia 02 de fevereiro de 1934, em Gotemburgo, Suécia, Luis Gustavo chegou ao Brasil ainda criança e adotou São Paulo como cidade do coração. O ator passou os últimos anos morando em Itatiba (SP).

Começou a carreira trabalhando durante cinco anos atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista. Em seguida, tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles, o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que, por acaso, fez a sua estreia como ator, na peça “Mas Não se Matam Cavalos”, de Horace McCoy.

 

 

Sua primeira novela foi “Se o Mar Contasse”, na TV Tupi, em 1964. Também na emissora, atuou em “O Sorriso de Helena”, “O Direito de Nascer”, “O Amor Tem Cara de Mulher” e “Estrelas no Chão”.

No teatro, em 1967, ganhou o prêmio de melhor ator da APCT (Associação Paulista de Críticos de Teatro) pela atuação em “Quando as Máquinas Param”, de Plínio Marcos.

O ator também deu vida a outros personagens importantes, como o costureiro Ariclenes Almeida / Victor Valentin em “Ti Ti Ti” (1985), o músico cego Léo em “Te Contei?” e o playboy Ricardo em “Anjo Mau”, todas escritas por Cassiano Gabus Mendes.

Seus últimos trabalhos na TV Globo foram “Brasil a Bordo” e “Malhação: Vidas Brasileiras”, ambos exibidos em 2018.

Fonte: Portal UOL

Notícias relacionadas