Esporte

Atleta sobe ao pódio em duas provas, no mesmo fim de semana

Corridas ocorreram com poucas horas de diferença, em cidades distantes cerca de 200km.

19 de fevereiro de 2022

1ª Corrida Noturna de Taió | Foto: Divulgação

Ser premiado em uma competição, é sempre uma grande satisfação. Ainda mais quando se trata de uma corrida, por tudo o que envolve, desde um bom preparo físico, até a questão psicológica e a adaptação ao percurso. Agora, imagina participar de duas corridas, com poucas horas de diferença, e subir ao pódio nas duas?

Pois foi exatamente esta sensação que vivenciou a atleta pomerodense Silvana Schlüter, no último fim de semana. Isso porque, ela esteve presente em duas provas totalmente distintas, realizadas em cidades distantes, quase 200km. No sábado à noite, 12 de fevereiro, ela participou da 1ª Corrida Noturna de Taió, no Alto Vale do Itajaí; e no domingo pela manhã, dia 13, o desafio foi a Corrida de Praia Portonave, em Navegantes, litoral catarinense.

“A primeira, uma prova de 5k, no asfalto, rápida, com nível forte e grande ‘explosão’, pois havia premiação em dinheiro, na geral e categorias. Já no domingo, o percurso de 10k, na areia, exigiu mais força e muita concentração. Então, procurei fazê-la mais ‘ritmada’, pois era o dobro do percurso de sábado. Pelo fato de a prova noturna ter acontecido às 19h, retornei a Pomerode e saí cedo no outro dia, então, acabei não dormindo. Porém, nas noites anteriores havia descansado muito bem, até porque não é todo fim de semana que se faz duas provas seguidas”, destaca Silvana.

Mesmo diante de todas as dificuldades impostas, a atleta terminou a prova de Taió, na quinta colocação em sua categoria; e a de Navegantes, na primeira colocação da categoria e sétima geral, subindo ao pódio em ambas. “Foram as primeiras provas deste ano e a preparação envolveu treinos de academia e corrida – alternando entre velocidade e resistência, percursos de asfalto e trilhas, além da quilometragem adequada a cada tipo de prova. E, claro, junto com uma boa alimentação, que complementa os preparativos”.

 

Corrida de Praia Portonave | Foto: Divulgação

 

Ela acrescenta que os bons resultados obtidos vêm de uma nova metodologia de treinamento adotada. “Estou me sentindo ótima e preparada. Tanto que no fim de semana, mesmo competindo com atletas de elite, consegui subir nos dois pódios, com bom desempenho. Seguimos sempre pensando em melhorar, porém, sem esquecer a qualidade de vida. Ambas foram marcantes para mim, mas a prova com um amanhecer daquele no domingo, na praia, vai ficar na memória”, frisa a atleta.

 

Uma das imagens que marcou o fim de semana de Silvana  | Foto: Divulgação

 

Para o ano de 2022, Silvana pretende participar de diversas provas, entre 5k e 10k, meias maratonas e ultramaratona, além de provas trail. “A expectativa é muito positiva. Mesmo como atleta amadora, estou conseguindo conciliar meus treinos com minha rotina. É importante destacar que o sucesso depende de um conjunto de fatores, não somente a corrida em si, pódios ou troféus. É preciso ter qualidade de vida e estar feliz com o que se faz”, pondera.

“Agradeço a Deus, à minha família, à minha filha Geo, que está sempre comigo fazendo todos os registros, ao Pomerode Runners, a todas as pessoas que me apoiam e as orientações que venho recebendo. Dessa forma, fazendo uma grande diferença em meus resultados finais”, finaliza, emocionada.

 

Notícias relacionadas