Atividades que fazem diferença no futuro
As escolas de Pomerode desenvolvem vários tipos de atividades que visam o amadurecimento, tanto em conhecimento, quanto no psicológico das crianças de nossa cidade. Muitas dessas ações são praticadas dentro das disciplinas de cada séri. Outras são reflexos da união dos colegas que se mobilizam para uma viagem ou atividades que estimulam a meditação do nosso papel na sociedade.
As escolas de Pomerode desenvolvem vários tipos de atividades que visam o amadurecimento, tanto em conhecimento, quanto no psicológico das crianças de nossa cidade. Muitas dessas ações são praticadas dentro das disciplinas de cada séri. Outras são reflexos da união dos colegas que se mobilizam para uma viagem ou atividades que estimulam a meditação do nosso papel na sociedade.
A Escola Básica Municipal Hermann Guenther trouxe alguns exemplos das atividades que são desenvolvidas em classe e que desencadeiam no crescimento das crianças. A primeira atividade foi desenvolvida como exercício da disciplina de artes, coordenada pela Arte Educadora, Lilian Strobel, e visou passar aos alunos a técnica artística chamada Instalação.
Na atividade, as crianças abordaram o tema “paz para todos” e criaram uma instalação efêmera no pátio da escola com as pedras brita. As artes ocupavam os corredores e calçadas da escola e gerou o efeito desejado: os outros alunos da escola passavam pelas criações e questionavam a origem, autoria e objetivos da obra.
Instalação é uma expressão artística que interfere no ambiente. Pode ser permanente, feita para um espaço específico, e ser efêmera, temporária, como, por exemplo, o desenho criado por um trator numa plantação fotografado de um helicóptero.
A segunda atividade mencionada pela escola é sobre a semana de prevenção desenvolvida para os alunos. Foi destacada a participação da aluna Bruna Beatriz Busch, do 7º ano, que realizou uma apresentação para os colegas. O tema abordado por Bruna foi a verdade. Com o conto oriental A semente da verdade, a aluna levou os colegas a refletirem sobre as nossas ações na sociedade. O livro conta a história de um imperador, sem filhos nem parentes próximos, que precisava achar um sucessor. Ele convoca todas as crianças do reino e lança-lhes uma tarefa: distribui sementes e promete o trono a quem lhe trouxer, no prazo de um ano, a planta mais bonita. Perseverança, esforço, perdão e verdade são os principais temas.
A terceira ação promovida pelos alunos da escola é fruto da união e amizade dos alunos da 8ª série. Os 15 meninos e as 16 meninas, regidos pelas professoras Carla Oliveira e Wandréia Silva, organizam uma viagem de formatura ao Vale das Hortênsias, em Florianópolis. Para isso, os alunos – que convivem desde a pré-escola – organizaram rifas e promoções desde o ano passado. Atividades como essa estimulam o convívio em harmonia na sociedade, a união de ações em prol do grupo.