Especiais

Asteroide passará próximo da Terra, nesta quarta-feira

Corpo celeste tem cerca de 300m de diâmetro e viaja a 61 mil km/h.

25 de abril de 2023

Foto: Nasa / JPL

Segundo a agência espacial norte-americana (Nasa), um asteroide passará “raspando” à Terra, nesta quarta-feira, 26 de abril.

O 2006 HV5 viaja pelo espaço a uma velocidade de 61 mil km/h e chegará a aproximados 2,4 milhões de km do nosso planeta. Embora seja uma grande distância, para os padrões astronômicos é algo considerado “como um triz”.

Ainda que não represente perigo para nós, se houver alguma mudança em sua órbita, o corpo celeste poderá vir a colidir com a Terra, um dia. Por isso, é considerado pelos especialistas, como “potencialmente perigoso”.

Por ser tratar de um objeto astronômico menor – cerca de 300m de diâmetro -, sua trajetória pode ser facilmente alterada pelo campo gravitacional de outros objetos maiores, como planetas e estrelas.

Desconsiderando qualquer ameaça, aqueles que gostam de espetáculos nos céus, não terão a oportunidade de observar o meteoro, pois ele poderá ser visto somente com telescópios potentes.

A rocha espacial é tida como uma raridade do tipo 2 pela agência espacial. Isso significa que um meteorito desse tamanho ou maior só passa pela Terra, em média, uma vez no ano.

Os asteroides são corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol como os planetas, mas que possuem uma massa muito pequena em comparação a eles.

Seu diâmetro pode alcançar centenas de quilômetros, mas também pode ser de alguns poucos metros. Não costumam ter uma forma definida, apresentando as mais diversas aparências.

 

Notícias relacionadas