As “queridinhas” da Pomerana estão de volta, em novo local
Assim como acontece todos os anos, as Competições Típicas, que remetem às atividades trazidas pelos antepassados, serão um show à parte, durante a Festa Pomerana. pomerodenses e turistas poderão se “divertir”, acompanhando e participando das brincadeiras.
Assim como acontece todos os anos, as Competições Típicas, que remetem às atividades trazidas pelos antepassados, serão um show à parte, durante a 36ª edição da Festa Pomerana. Todos os dias, pomerodenses e turistas poderão se “divertir”, acompanhando e participando das brincadeiras. Para isso, é preciso se inscrever, gratuitamente, uma hora antes, no Pavilhão Cultural.
Aliás, esse será o novo “endereço” do Palco das Competições, mudança que agradou a todos. “Estar no Pavilhão Cultural, não tem preço. Isso mostra o quanto estamos sendo valorizados pela CCO da Festa Pomerana, além, lógico, de podermos atrair mais público, afinal, estaremos na ‘porta de entrada’ das festividades”, relata Selvino Anderson Jr., coordenador das competições.
As atividades serão realizadas, diariamente, a partir das 21h30min, com as disputas do Serrador de Tora (Baumstammwettsägen) e Lenhador (Holzhacker). Às 22h30min, inicia a famosa competição do Alles Wurst (É Tudo Linguiça). E finalizando os trabalhos, às 23h30min, terá início a disputa do Chope Em Metro (Meterbier).
Os melhores de cada noite estarão classificados para a grande final, que acontecerá no dia 20 de janeiro, penúltimo dia de festividades, nos mesmos horários programados.
Além delas, somente aos fins de semana, mais duas farão a alegria dos foliões, principalmente, os turistas. Tratam-se da Corrida do Barril (Fassrennen) e do Cabo de Guerra Alemão (Tauziehen), que serão realizadas a partir das 16h.
JOGOS TÍPICOS – Também bastante tradicionais, os jogos inspirados nas atividades típicas dos 15 Clubes de Caça e Tiro de Pomerode, com brindes para os melhores rendimentos, serão oferecidos aos foliões, todos os dias.
As competições se inspiram no Tiro ao Alvo (Scheibenschiessen), Bolão de Mesa e Pássaro ao Alvo (Vogelstechen). Monitores estarão orientando os participantes, na busca dos melhores resultados e aproximando-os das cultura germânica.
CONHEÇA AS PROVAS
Baumstammwettsägen (Serrador de Tora): dois parceiros utilizam uma serra dupla, para serrar um tronco de madeira. Vence a dupla que realizar o serviço no menor tempo possível.
Holzhacker (Lenhador): o competidor precisa cortar um tronco de madeira, com um machado. A classificação ocorre conforme o tempo gasto na execução da tarefa.
Alles Wurst (É Tudo Linguiça): consiste em comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de 23 centímetros, no menor tempo possível.
Meterbier (Chope Em Metro): o competidor precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa, sem babar ou derramar a bebida. Vence quem cumprir a tarefa primeiro. Prova permitida apenas para maiores de 18 anos.
Fassrennen (Corrida do Barril): a dupla precisa rolar um barril de alumínio, com capacidade de 50 litros, por uma “pista”. Um competidor faz o percurso de ida e o outro, de volta. Vence quem realizar o percurso no menor tempo.
Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão): consiste em uma corda trançada artesanalmente, que deve ser puxada por três competidores de cada lado. A equipe que puxar o grupo oponente contra a faixa do meio, ganha a competição.
Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo): trata-se da mais tradicional competição pomerodense. Nela, o praticante tem direito a três tiros, na tentativa de acertar o centro do alvo.
Bolão de Mesa: o visitante precisa arremessar uma bola e acertar nove pinos de madeira, que estão presos a uma corda. A brincadeira é inspirada no tradicional jogo de bolão, similar ao boliche.
Vogelstechen (Pássaro ao Alvo): o participante arremessa um pássaro de madeira, preso por um pêndulo, na tentativa de acertar o alvo.