Educação

Arte na escola, na família, na comunidade e em todo o lugar

A vida é uma arte, diz o ditado. Arte também pode ser vida. Respirando e vivendo arte, a professora Gláucia Maria Erbs realiza um Projeto na escola E.E.B.M. Curt Brandes há três anos, onde alunos, professores, responsáveis e comunidade podem participar. O Projeto Arte na Escola faz, anualmente, uma exposição para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

1 de junho de 2015

A vida é uma arte, diz o ditado. Arte também pode ser vida. Respirando e vivendo arte, a professora Gláucia Maria Erbs realiza um Projeto na escola E.E.B.M. Curt Brandes há três anos, onde alunos, professores, responsáveis e comunidade podem participar.
O Projeto Arte na Escola faz, anualmente, uma exposição para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Este ano a exposição ocorreu de 29 de outubro a 14 de novembro, na Galeria de Artes Erwin Curt Teichmann, no Centro Cultural de Pomerode.
Segundo a diretora da escola, Izabel Borges, este projeto acontece há anos na escola e tem por objetivo estimular os alunos, bem como oferecer uma oportunidade de aprendizado sobre as diferentes técnicas existentes. Ao exercer suas habilidades, os alunos enaltecem sua criatividade, aprimoram seu desempenho e despertam seus dons artísticos.
Com atualmente, cerca de 25 alunos, entre seis e 76 anos, a Escola já recebeu o Selo Escola Solidária e Amigos da Escola devido ao Projeto atender, também, crianças carentes. Muito mais do que um Projeto de Artes, a iniciativa atende também alunos especiais. Alunos com deficiência intelectual, Síndrome de Tourette e Asperger participam do Projeto e veem nele uma maneira de se expressar. Além de, é claro, aumentar sua concentração, habilidade e até comportamento.
O aluno que vem participar do projeto é considerado um Ser em Especial, pois cada um possui habilidades para trabalhar com algum tipo de técnica.
O trabalho foi tão bem aceito, que o Ministério da Educação fez uma reportagem com o tema Arte na Educação – Criatividade Extrapola a Sala de Aula. A jornalista, Rovena Amorim, entrevistou a professora Gláucia, bem como dois pais, nos quais seus filhos fazem parte deste projeto.
“Meu filho melhorou a concentração, a coordenação motora e está mais tranquilo”, diz, a mãe de Lucas, que freqüenta há dois anos o projeto e é portador da Síndrome de Tourette.
A professora Gláucia afirma que essa atividade é tão gratificante para ela, quanto é para os pais do alunos especiais que observam suas evoluções. “Fico muito feliz porque eu penso que a criatividade a liberdade de expressão e a riqueza desta exposição, mostram o talento, muitas vezes adormecido ou desfeito. Gostaria que todos soubessem que não somos piores ou melhores, apenas diferentes. E essa diferença o ser humano atinge através da arte.”
Uma frase que a professora Gláucia sempre utiliza para estimular seus alunos a superar limites é: “Desta escada para baixo não existe não sei, não posso”. Superar limites, adquirir conhecimento e aprender com a arte é o lema do Projeto.

Como participar do Projeto
Para participar do Projeto, o interessado pode entrar em contato com a Escola Curt Brandes, pelo telefone 3387-4551 ou diretamente com a professora Gláucia, pelos telefones 3334-9155 / 9246-0406.

Notícias relacionadas