Arlindo Bernart, ex-reitor da Furb, morre aos 93 anos
Bernart foi reitor da universidade entre março de 1982 e outubro de 1986

Foto: CMU FURB
Arlindo Bernart, ex-reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), faleceu na manhã desta sexta-feira (07), aos 93 anos.
Bernart foi reitor da universidade entre março de 1982 e outubro de 1986. No período de sua gestão, foram criados o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS), a Galeria de Reitores, a Associação dos Servidores da FURB (ASEF), o prédio próprio da Biblioteca Universitária e o Projeto Crise.
Em 13 de fevereiro de 1986, pela Portaria Ministerial nº 117, o Ensino Superior mantido pela FURB foi reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação como Universidade, passando a Mantenedora a denominar-se novamente: Fundação Universidade Regional de Blumenau. Em fevereiro de 2002, o Conselho Universitário da FURB conferiu ao ex-reitor o título de professor emérito.

Foto: Raimundo Pereira dos Santos/Arquivo Furb
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC-RS) e Mestre em Direito (UFSC), Bernart atuou na universidade entre 1968 e 2001, tendo exercido uma série de atividades administrativas e docentes, entre elas a de diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e do Centro de Ciências Jurídicas, além de professor de diversas disciplinas do curso de Direito.
Arlindo Bernart nasceu em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, em 11 de junho de 1931, filho de Benjamim Bernart e Adélia Mortari Bernart.
Exerceu múltiplas atividades ao longo da carreira, tendo sido contador, bancário, advogado, juiz de direito, coordenador da Escola de Magistratura do Estado de Santa Catarina e consultor do Ministério da Educação na área jurídica.
O velório ocorrerá nesta sexta-feira (07), às 17h30min, no Cemitério Jardim da Saudade em Blumenau.