Comunidade

Apresentação teatral terá acesso gratuito em Pomerode, no sábado

O Grito Cia de Theatro, de Blumenau, faz a estreia da peça “As Velhas” às 20h, no Teatro Municipal

19 de outubro de 2022

Foto: Divulgação

Aos amantes de teatro e cultura, uma oportunidade de apreciar a arte de forma gratuita. Neste sábado, 22 de outubro, o Teatro Municipal de Pomerode recebe a peça “As Velhas’, apresentada pelo O Grito Cia de Theatro, de Blumenau. A classificação indicativa é de 16 anos e o acesso gratuito.

“Já estreamos uma peça nossa em 2016 e foi uma das melhores estreias que fizemos. Pomerode nos deu sorte e estamos de volta para buscar repetir essa sensação na cidade e que nos dê sorte novamente. Temos um carinho muito especial pelo município”, revela o diretor teatral do grupo, Leandro de Assis.

Com três atores em cena, a peça busca trazer um link com a realidade, quando “querer aparentar ser o que não se é” é um dos temas abordados. “O texto aborda de forma bem simples e curta algo comum hoje em dia. E, na peça, as personagens aparentam ser o que não são e não tem mais. Vivendo uma ilusão. E isso é parecido com o que vivemos hoje, uma sociedade que está distante do contato humano, deseja viver de aparência. Uma reflexão sobre a vida”, completa.

Após a apresentação em Pomerode, a peça segue para Blumenau, nos dias 19 e 20 de novembro, no Auditório Carlos Jardim, no prédio da Secretaria de Cultura.

 

 

Sinopse

 

Em uma mansão em ruinas, que já fora luxuosa, duas Marquesas gêmeas octogenárias aristocráticas, Graça e Melissa, são o começo de uma jornada grotesca. Garga sua fiel criada centenária é o pilar que sustenta a ilusão dessas duas velhas irmãs que pretendem pertencer a uma posição privilegiada, serem bonitas, ricas, desejadas e jovens. A única coisa preciosa que a gêmeas possuem é sua fiel criada Garga, que as faz pousar para a faminta e miserável realidade, toda vez que as velhas irmãs voam delirando entre ilusões de grandeza ou ouvir seu severo pai morto. A relação abrupta e feroz que as une, baseia-se no anseio pelo que o mundo exterior pode retribuir, enquanto elas passam os dias repetindo rituais que mantêm vivos a esperança de serem o que desejam novamente, embora essa redenção venha da mão da publicidade dos “Refrescos Lulu”. Através da criada centenária Garga, as velhas Marquesas descobrem um grande segredo familiar e, além de quererem fingir ser algo que não são, elas aprendem e se rendem ao destino cruel de que todos sabemos: “somos todos prostitutas de publicidade”. Esse drama louco que flerta com a comédia negra dá ao espectador informações infinitas que nos confronta com a crueldade da sociedade contemporânea com um código de humor irônico, afiado e inteligente.

 

O Grupo

Fundada em 08 de março de 2002, nas dependências da Fundação Cultural de Blumenau, no auditório Ediht Gaertner, formada por 20 integrantes associados, “O Grito Cia de Theatro” nasceu com o desejo de uma constante evolução do teatro, em todos os aspectos: como pesquisa e busca de novas técnicas e linguagens, a vontade de gritar sua arte a todos os povos, a certeza de poder contribuir para a transformação de uma sociedade mais democrática, a honestidade na difusão cultural e fomentação de platéia, a ética profissional na relação com o outro e o país, a verdade na produção cultural com qualidade artística.

Notícias relacionadas