Vale do Itajaí

Após negociações, barragem de José Boiteux é fechada

Técnicos e mecânicos já estão na barragem, para realizar o conserto da tubulação.

8 de outubro de 2023

Foto: Governo de Santa Catarina / Divulgação

Neste domingo, 08 de outubro, foi confirmado que duas comportas da barragem de José Boiteux serão fechadas, após negociações com o Governo do Estado e Polícia Militar.

Segundo informações do portal O Município Blumenau, técnicos e mecânicos já estão na barragem, para realizar o conserto da tubulação.

A permissão por parte dos indígenas Laklanõ veio após negociações, nas quais foram acordados alguns direitos. A informação veio do comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Aurélio da Rosa.

Com a decisão de permitir o fechamento das comportas da barragem, indígenas que estavam no local deixaram que os profissionais entrassem na área.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina confirmou que a aldeia receberá envio de mantimentos e auxílio para transporte, com todo o amparo necessário.

No sábado (07), havia sido realizada uma reunião entre os indígenas e a Defesa Civil de SC, na qual foi realizada uma negociação para o fechamento das comportas.

Porém, houve posicionamento contrário dos indígenas ao fechamento das comportas, principalmente pelo medo de que a barragem não contenha as águas que cairão, com o fechamento, e com isso eles tenham suas casas alagadas.

Com o impasse, houve alguns conflitos na área. Três indígenas chegaram a ficar feridos após um confronto com a Polícia Militar, na barragem Norte, neste domingo (08). O helicóptero Arcanjo-03 foi acionado.

No entanto, apesar do conflito, houve mais negociações e a barragem foi fechada.

Com informações de O Município Blumenau

Notícias relacionadas