Especiais

Após cirurgia cerebral por vídeo em Blumenau, paciente cego volta a enxergar

Wilson Jair, de 51 anos, foi diagnosticado com uma lesão na hipófise

11 de junho de 2024

Foto: Divulgação/HSI

Recuperar a visão é uma experiência emocionante. Wilson Jair, um homem de 51 anos, vivenciou essa transformação após ficar praticamente cego de um dia para o outro. Sua visão foi recuperada graças a uma cirurgia cerebral por vídeo, realizada no Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

Inicialmente, Wilson procurou assistência médica quando sintomas que pareciam relacionados à oftalmologia evoluíram para formigamentos. Após uma série de exames, foi diagnosticado com uma lesão na hipófise, que se tornou em um tumor cerebral de 8 centímetros, fazendo pressão sobre os nervos ópticos.

A intervenção cirúrgica se mostrou a única solução para recuperar sua visão. Apesar da complexidade do procedimento, este foi conduzido de maneira minimamente invasiva pela Dra. Danielle De Lara, uma especialista em neurocirurgia do Hospital Santa Isabel, com especialidade em cirurgias cerebrais por vídeo e na base do crânio.

“A cirurgia foi necessária para aliviar a pressão sobre os nervos ópticos e potencialmente restaurar a visão de Wilson. Foi um procedimento delicado, mas bem-sucedido, com pequenas incisões através das narinas, sem necessidade de incisões tradicionais e nem mesmo raspar o cabelo”, explica a médica.

Foto: Divulgação/HSI

Logo após a cirurgia, Wilson experimentou a alegria de voltar a enxergar com um dos olhos, assim que saiu do centro cirúrgico, um momento emocionante para ele e sua esposa, Sirlei Serpa.

“A dra. explicou que não deveríamos criar expectativas quanto a visão perdida, que poderia não voltar. Imediatamente quando saiu da cirurgia, ele abriu o olho e já estava enxergando, o que antes ele não enxergava nada, então foi já foi uma vitória”, relata a esposa.

Recentemente, Wilson recebeu alta hospitalar e agora está em casa, em fase de recuperação. Segundo a neurocirurgiã responsável, o próximo passo é que Wilson recupere sua visão completamente.

Notícias relacionadas