Apartamentos com temáticas culturais trazem a identidade de Pomerode para acomodações turísticas, no município
Locais estão disponíveis para hospedagem de visitantes por meio de plataformas como Booking.com e Airbnb, e já promovem imersão na cultura local
Foto: Isadora Brehmer/JP
Mais uma vez, Pomerode se destacou no âmbito do turismo, desta vez incluída na lista de 10 destinos mais acolhedores do Brasil, segundo ranking do 12º Traveller Review Awards, premiação anual com base em mais de 309 milhões de avaliações verificadas, que reconhece prestadores de serviços de turismo e hospitalidade por sua excelência.
A lista, elaborada pela plataforma de reservas de hospedagens Booking.com, elencou os 10 destinos brasileiros melhores colocados no Traveller Review Awards, sendo eles São Bento do Sapucaí (SP), Pedra Azul (ES), Carrancas (MG), Visconde de Mauá (RJ), Gonçalves (MG), Flecheiras (CE), Maraú (BA), Pomerode (SC), Cunha (SP) e Nova Petrópolis (RS).
O destaque no setor de hospitalidade está diretamente ligado à atenção que os prestadores de serviços têm conferido às acomodações, não só em hotéis e pousadas, mas também em apartamentos ou casas cadastrados na plataforma Booking.com ou como Airbnb.
Dois destes apartamentos são localizados bem no centro de Pomerode, próximos à Praça Jorge Lacerda e têm como diferencial os traços da nossa cultura, com duas técnicas artísticas como destaque na decoração: o Bauermanlerei e a pintura em porcelana.
A proprietária do local, Camila Pedrini Marques Vieira relata que a decisão destinar o local para hospedagem surgiu a partir da percepção do crescimento do setor turístico e também da procura por acomodações em formato de apartamento, que permitem mais liberdade aos hóspedes.
“Nós tínhamos um imóvel que alugávamos para moradia e este imóvel foi desocupado pelo inquilino. Na época, em 2019, o imóvel era semi-mobiliado, tinha cozinha, armários e mais algumas coisas. O turismo já estava em alta, desenvolvido, e começava a popularização dos Airbnb. Então eu e meu marido decidimos fazer um teste de, ao invés de termos um inquilino fixo, fazermos um Airbnb. Ao tomar esta decisão, sabíamos que precisávamos de um diferencial, algo que nos destacasse para o público, e assim surgiu a ideia de adotarmos as temáticas para os apartamentos”, conta Camila.
Para esta preparação, foi contratada a arquiteta Petra Selke, com quem foi discutida a ideia de trazer as temáticas do Bauermanlerei e da pintura em porcelana, características de Pomerode, conforme explica Petra.
“A ideia surgiu a partir de valorizar os elementos arquitetônicos presentes na edificação e de montar os apartamentos mostrando a cultura de Pomerode, remetendo à casa da Oma. Em conjunto com a Camila, mergulhamos nas lembranças das casas dos nossos antepassados e na cultura alemã. A porcelana fez parte da vida de grande parte da população da nossa cidade e, inclusive, a mãe da Camila tinha uma loja que vendia porcelanas e pintava algumas peças. Então, as pinturas e trabalhos manuais também são herança que carregamos”, pondera a arquiteta.
Ainda de acordo com a arquiteta, a partir da definição dos temas que trariam a identidade do espaço, foram escolhidas as cores a serem utilizadas nesta construção. “Assim como nos outros apartamentos temáticos, sempre buscamos utilizar móveis e decorações que já faziam parte do acervo da Camila, as vezes usando na forma original e outras vezes fazendo intervenções para se adequar ao que precisávamos. O mobiliário novo foi colocado apenas complementando o que faltava. E a ambientação para dar vida ao conceito teve sempre a presença de peças únicas, feitas por artesãos da nossa região”.
No apartamento temático do Bauermanlerei, a arte está retratada nas costas das cadeiras, em um móvel da cozinha e também em uma pintura de maior dimensão, na parede atrás da cama, no quarto. Estas pinturas foram feitas pela artista Sandra Bugmann.
O local também conta com outras peças de decoração com o estilo Bauermanlerei, que foram adquiridas em lojas de artesanato de Pomerode, feitas por artesãos da cidade. Toda a parte de pintura e decoração do ambiente foi decidida em conjunto por Camila, Petra e Sandra.
Da mesma forma ocorreu o planejamento do outro apartamento, com a temática da pintura em porcelana. Nele, há uma pintura semelhante aos traços usados em porcelana também atrás da cama principal, em uma arte assinada por Marcela Schmitt.
O segundo apartamento também conta com inúmeras peças de porcelana pintadas à mão, especialmente de Joana Wachholz, além de uma peça que foi feita pela mãe de Camila, que também trabalhava com esta manifestação artística.
“A cor nos ajuda a trazer um plano de fundo, uma identidade visual, uma associação mais fácil. Muitas vezes o orçamento não nos permite utilizar peças rebuscadas ou personalizadas, mas usando a mesma cor da identidade visual conseguimos fazer essa ligação com o tema. Além disso a cor ativa memórias de momentos e vivências, e ficará sempre na lembrança do hóspede”, acrescenta Petra.
A proprietária dos apartamentos destaca que, até o momento, o público tem adorado as temáticas utilizadas, por proporcionarem também uma imersão na cultura local.
“A aceitação tem sido ótima, os clientes gostam muito, acham muito bonito, e adoram ainda mais por ser algo característico da cidade. Por isso também pensamos em outros detalhes, os móveis da cozinha, que parecessem mais tradicionais, aconchegantes, tudo para criar uma atmosfera que combine com a proposta temática dos apartamentos. Temos um retorno bem positivo e estou muito satisfeita”, finaliza Camila.
As reservas nos apartamentos temáticos do Bauermanlerei e da pintura em porcelana podem ser feitas em www.apartamentostematicos.com.br