Esporte

APAN/Roll-on conquista vaga na semifinal do Sul-Americano de Voleibol

Mesmo com derrota para a equipe campeã argentina, o time blumenauense se classificou à semifinal, que será disputada nesta quinta-feira (15)

15 de fevereiro de 2024

Foto: Giovanni Silva | @giovannisilvafoto

Com apoio de sua torcida, a APAN Roll-on disputou uma verdadeira batalha contra o Ciudad Voley (Argentina), decidida no tie-break após quase 2h30 de disputa. No final, vitória dos campeões argentinos por 3 a 2, com parciais 22/25, 25/21, 16/25, 28/26 e 14/16. O ponteiro Thiago Sens foi o maior pontuador da noite. Marcou 23 – 19 em jogadas de ataque.

Com o resultado, a equipe blumenauense fechou a fase de classificação como segundo do grupo C e o melhor por índice técnico. Desta forma garantiu presença nas semifinais desta quinta-feira, ao lado dos primeiros das chaves A, B e C.

A vaga para a final da Sul-Americana e para o Mundial será disputada contra o Sada Cruzeiro, às 19 horas. A equipe mineira busca o 10º título da competição. No outro confronto o Farma Conde São José encara o Ciudad Voley, em partida programada para começar às 21h30min. Os dois finalistas garantem presença no Mundial de Clubes.

 

Os números do jogo 

Foi um jogo decidido nos detalhes, ponto a ponto, e as estatísticas comprovam. A APAN Roll-on levou a melhor no saque: 6 contra 3, onde o central Wender anotou três e o ponteiro Thiago Sens meteu dois aces. O central Paulo Carraro também deixou sua marca no fundamento.

No bloqueio, os argentinos, fecharam as portas em 13 oportunidades, contra 11 da APAN. Na defesa, Thiago Sens foi o mais acionado, alcançando 65% de positividade nas 34 bolas lançadas contra ele. No ataque aproveitamentos semelhantes: 50% da APAN e 51% do Ciudad.

Desde o momento que o convite formulado pela Confederação Sul-Americana para disputar a competição, o técnico André Donegá destacava em suas entrevistas que seria importante para dar ritmo e rodagem ao elenco, visando a fase final da Superliga.

E no confronto desta quarta-feira, a estratégia ficou clara, ao colocar em quadra diversos atletas que não vem atuando como titulares. “Isso é importante para dar corpo ao time. Não perdemos o nível técnico ao rodar o elenco. E isso vem acontecendo desde a vitória sobre o Minas. Eles entram cientes de suas funções técnicas e táticas e com isso, o grupo vem ganhando mais entrosamento”, explicou.

Sobre o jogo, Donegá falou do equilíbrio da disputa e o alto nível em todos os fundamentos, onde o time argentino exigiu bastante, com sua velocidade e errando pouco. O elenco, em sua análise, demorou um pouco para se adaptar ao jogo deles, mas reagiu e mudou as situações adversas. “Gostei do que vi. Perdemos nos detalhes, no set final, ao tentar mais agressividade nos saques”, finalizou.

 

As semifinais

Quinta-feira (15/02)

19h – Sada Cruzeiro (BRA) x Apan/Roll-on (BRA)

21h30min – Farma Conde (BRA) x Ciudad Voley (ARG)

Os ingressos antecipados estão disponíveis no site ingressodevantagens.com.br 

Notícias relacionadas