País

Anvisa proíbe suplementos Prosatril, Erenobis e Óliver Turbo

Agência reguladora bloqueia a fabricação, venda e divulgação dos produtos por ausência de registro e uso de ingrediente não permitido.

3 de dezembro de 2025

Foto: Envato/Jornal de Pomerode

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou nesta terça-feira, dia 2 de novembro, uma ação fiscal determinando a apreensão e a proibição dos suplementos Prosatril e Erenobis, fabricados pela empresa Ms Comércio de Produtos Naturais Ltda. Segundo o órgão, os dois produtos estavam sendo anunciados e comercializados sem qualquer registro, notificação ou cadastro obrigatório.

No caso do Erenobis, a agência identificou ainda o uso da planta Pereskia aculeata, conhecida como ora-pro-nóbis, ingrediente que não é permitido em suplementos alimentares. Em abril deste ano, a Anvisa já havia proibido a utilização da planta nesses produtos, citando a ausência de evidências que comprovem eficácia e segurança.

A medida também alcança o suplemento Óliver Turbo, produzido pelo Instituto Oliver Cursos Preparatórios Ltda., igualmente sem registro ou notificação. O produto deve ser apreendido e teve sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo proibidos.

As ações fiscais passam a valer imediatamente após a publicação da decisão.

Confira a Resolução no Diário Oficial da União:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-4.854-de-28-de-novembro-de-2025-672625039

Notícias relacionadas