Amigos navegam pelo Rio do Testo
Quem passava pelas pontes do nosso município no sábado à tarde, dia 26, pôde perceber algo diferente acontecendo no Rio do Testo. Liderados por Leandro Klug, idealizador da fanpage “Pomerode Eco Esporte”, no Facebook, cinco jovens percorreram um trecho compreendido entre a ponte do Gumz e a Kyly, a bordo de caiaques. Segundo Leandro, a ação visa conscientizar as pessoas sobre a preservação.
Quem passava pelas pontes do nosso município no sábado à tarde, dia 26, pôde perceber algo diferente acontecendo no Rio do Testo. Liderados por Leandro Klug, idealizador da fanpage “Pomerode Eco Esporte”, no Facebook, cinco jovens percorreram um trecho compreendido entre a ponte do Gumz e a Kyly, a bordo de caiaques.
Segundo Leandro, a ação visa conscientizar as pessoas de quanto é importante preservar a mata ciliar, a fim de evitar erosões e o assoreamento dos rios. “Eu percebi que o Rio do Testo está mais limpo do que anos atrás, porém, muito assoreado. Existem dois pontos críticos: na nova ponte do Ramthun, devido às estacas da construção, que podem comprometer a vazão na próxima enxurrada, e na ponte do Weege, onde há muito material preso embaixo da mesma”.
Klug enfatiza, no entanto, que a Prefeitura continua efetuando a limpeza do rio, pois durante a travessia, as máquinas estavam fazendo o serviço. “O grande intuito desse passeio de caiaque no Rio do Testo foi mostrar para a comunidade que ele ainda está vivo e que podemos usá-lo de várias maneiras, basta as pessoas se conscientizarem o quanto ele é importante para nós. A canoagem é um dos esportes que podemos fazer. Ainda há gente pescando e existem vários locais que podem ser usados, aos fins de semana, como “ilhas naturais”, feitas pela areia. Gostaria muito de ver a comunidade ajudando a preservar nosso rio”, enfatizou
Além de Leandro, participaram do passeio Andreas Siewert, Karl Lessmann, Manfred Lessmann e Brunno Pereira. “Agradeço ao Jeep Tour Pomerode, que fez nosso resgate e está fazendo um ótimo trabalho em nossa cidade e à Canoe Brasil, que forneceu seus produtos”, finalizou.