AMA Rio dos Cedros realiza ações especiais no mês de conscientização do autismo
Uma programação especial foi definida para o Abril Azul
A presidente da AMA Rio dos Cedros, Luiza Perini, falou sobre a programação especial. (Foto: Arquivo pessoal)
O mês de abril é marcado pela campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o Abril Azul. No dia 02, terça-feira, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, no decorrer do mês, diversas ações especiais estão programadas em toda a região.
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio dos Cedros (AMA Rio dos Cedros) programou algumas ações especiais a serem realizadas durante o mês.
Neste sábado, 06 de abril, será realizado um pedágio de conscientização, com panfletagem, em dois pontos da cidade: em frente à Secretaria de Saúde e em frente ao Supermercado Campos. O pedágio será realizado das 9h às 12h, também com a presença dos voluntários do Projeto Sorriso de Timbó.
No dia 20 de abril, haverá uma ação de futebol solidário, no pavilhão Walmor Busarello, com início às 8h, arrecadação de alimentos e brinquedos. Às 11h, será realizada uma apresentação do grupo Motoca e Batera (Free style), de Pomerode. O dia contará também com entretenimento para as crianças e todas as famílias estão convidadas.
Já no dia 25 de abril será realizada uma palestra, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer de Rio dos Cedros, a partir das 19h, no Unions Clube. A palestra será ministrada por Junior Alves e é aberta ao público.
Junior é formado em Administração em Marketing e em Gestão de Recursos Humanos, tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, é pós-graduado em Gestão Escolar, Neuropsicopedagogia e Neuromarketing, além de ter formação em Personal Professional Coach e já realizar diversas palestras sobre autismo na região. No dia 25, em Rio dos Cedros, o tema de sua fala será o alinhamento entre família, a educação e a saúde.
Além destes dois eventos, a AMA Rio dos Cedros firmou uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas do município, convidando os proprietários de comércios da cidade a enfeitarem suas lojas com a temática do autismo, a fim de chamar a atenção para a conscientização.
“Com isso, queremos ser multiplicadores da ideia para outras cidades. Também estamos organizando outros eventos, em parceria com as secretarias, bem como realizaremos um trabalho intenso nas escolas, voltado à informação, principalmente pensando na futura entrada de jovens com autismo no mercado de trabalho”, afirma Luiza Perini, presidente da AMA Rio dos Cedros.
Ainda segundo Luiza, em Rio dos Cedros, atualmente são 58 pessoas com laudo positivo do autismo, e vários outros à espera deste laudo. E é pensando nestas pessoas, sua inclusão e sua entrada no mercado de trabalho, que as ações do Abril Azul deste ano foram planejadas.
“Quando descobrimos o laudo do Gabriel, meu filho, imaginamos como seria o seu futuro, e eu acredito que este seja o pensamento e a preocupação de vários pais. O autismo sempre existiu, mas agora existem mais profissionais que se especializaram e que conseguem diagnosticar as crianças e até algumas vezes os pais. Pensando nestas crianças que têm este laudo, vão crescendo e que vão entrar no mercado de trabalho, é importante fazer um trabalho informativo, de conscientização, para quebrar os preconceitos e fazer as pessoas entenderem que os autistas podem ser profissionais exemplares e maravilhosos, dependendo da maneira como são ensinados. E isso vale para toda a região, não somente Rio dos Cedros, pois várias crianças poderão trabalhar em outros municípios, no futuro”, afirma a presidente.
Para a Luiza, a família também tem papel importante nesta luta por inclusão de verdade. “Eu peço que as famílias que possuem filhos autistas não os escondam, que usem o cordão, participem de encontros, procurem informação, pois a demora na aceitação de um laudo só prejudica o desenvolvimento da criança. Nós, da AMA, lutamos pelo básico, inclusão e respeito. Incluir não é apenas chamar para estar presente, mas sim chamar para participar. E no mercado de trabalho, se o autista foi contratado e ensinado, irá executar o trabalho com excelência e é isso que queremos informar às pessoas”, finaliza.