País

Alinhamento da Lua com três planetas poderá ser visto na madrugada deste sábado (29), no Brasil

Fenômeno poderá ser observado a olho nu

26 de junho de 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na madrugada deste sábado, 29 de junho, um alinhamento de planetas poderá ser visto a olho nu, no céu brasileiro.

O fenômeno poderá ser visto pouco antes do amanhecer, quando será possível ver a Lua, Saturno, Júpiter e Marte perfeitamente alinhados.

Tal alinhamento é chamado de conjunção na astronomia, sendo visível tanto no Hemisfério Sul quando no Norte. Conjunção é quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu, devido a uma ilusão de ótica. Na realidade, eles continuam separados por milhares de quilômetros no espaço.

29 de junho é a data em que o fenômeno deve ocorrer, mas o alinhamento dos três planetas com a Lua poderá ser visto também alguns dias antes ou depois.

Segundo informações repassadas pelo coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, Rodolfo Langhi, à CNN Brasil, o fenômeno do alinhamento poderá ser visto pouco antes do nascer do Sol, quando os planetas devem formar uma linha com a Lua, no céu.

Observar o alinhamento a olho nu é a melhor forma de fazê-lo, pois os astros estarão espalhados em um campo mais amplo de visão. Ainda, segundo Langhi, o alinhamento poderá contar com a participação “secreta” de Urano, que estaria entre Marte e Júpiter, mas não é visível a olho nu.

Nesta quinta-feira, 27 de junho, e na sexta, 28, será possível ver outras duas conjunções no céu noturno. Na madrugada de 27 de junho, será possível ver a Lua bem próxima de Saturno, na direção leste.

Já na madrugada do dia 28, Júpiter passará ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, também na direção leste, pouco antes do nascer do Sol.

Com informações de CNN Brasil

Notícias relacionadas