Comunidade

AJUDA AO RS: Hemosc abre neste sábado para doação de sangue

Para doar, é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser feito pelo site; confira os horários de atendimento

4 de maio de 2024

Foto: Marco Favero/ SECOM

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) abrirá as portas para doação de sangue neste sábado, 4, com o objetivo de auxiliar o Estado do Rio Grande do Sul e reforçar os estoques para enfrentar os efeitos das fortes chuvas. A decisão foi um pedido da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ao presidente da Fahece, Alvin Laemmel, e à diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

“Nós, da Hemorrede de Santa Catarina, em apoio ao Rio Grande do Sul, vamos abrir neste sábado os hemocentros regionais, no horário da manhã. Eles estarão aptos a receber os doadores, tanto aqueles que já são de rotina quanto as pessoas que nunca doaram e têm esse desejo para ajudar os nossos irmãos gaúchos. O sangue doado será todo preparado pelo Hemosc e encaminhado. Quero também agradecer às equipes dos Hemocentros e voluntários que se colocaram à disposição para este gesto de solidariedade e de amor para com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, reforça Carmen Zanotto.

O Hemosc também enviou plaquetas e hemocomponentes que serão transfundidos a pacientes do SUS no Rio Grande do Sul. A abertura das agendas para a doação neste sábado ocorrerá em oito cidades (veja abaixo o horário), em caráter excepcional.

“Estamos acompanhando a gravidade dos acontecimentos no Rio Grande do Sul e queremos garantir toda a ajuda necessária neste momento de dificuldades dos nossos irmãos. Sabemos que o catarinense é muito solidário e vai atender a esse chamado”, afirma o presidente da Fahece, Alvin Laemmel.

Os envios de bolsas de hemocomponentes serão realizados conforme a necessidade do HEMORGS. “Além do desastre material e da perda de vidas que causam comoção e a nossa solidariedade, o momento climático leva a uma queda de doações, o que compromete o estoque”, afirma Patrícia Carsten.

A diretora reforça que também em Santa Catarina é esperada uma redução no número de doações, por conta das fortes chuvas previstas para os próximos dias, e conclama a população que faça agendamento e compareça nos hemocentros neste sábado.

Como doar

Para doar, é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser feito pelo site.

Horário de atendimento neste sábado

  • Florianópolis
    Av. Othon Gama D’Eça, 756 Centro – 88015-240
    08h15 às 13h
  • Blumenau
    Rua Theodoro Holtrup, 40 Vila Nova – 89.035-300
    Estacionamento nos fundos, com acesso pela Rua Joinville
    8h às 12h
  • Chapecó
    Rua São Leopoldo, 391 D Bairro Esplanada – 89.812-565
    7h às 13h
  • Criciúma
    Av. Centenário, 1.700 Bairro Sta. Bárbara – 88.804-001
    7h30min às 12h
  • Jaraguá do Sul
    Unidade de Coleta
    Rua Dr. Waldomiro Mazurechen, 80 89251-830
    7h às 12h
  • Joaçaba
    Av. XV de Novembro, 23 Centro – 89.600-000
    7h30 às 12h
  • Joinville
    Av. Getúlio Vargas, 198 Anita Garibaldi – 89.202-000
    7h às 15h
  • Lages
    Rua Felipe Schmidt, 33 Centro – 88.501-135
    8h às 12h

Notícias relacionadas