Ações de combate à dengue são realizadas em escolas e creches de Pomerode
Cerca de 2 mil crianças foram orientadas sobre os cuidados e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Foto: Prefeitura de Pomerode/Divulgação
A Secretaria de Saúde (SESA) de Pomerode tem realizado diversas ações alusivas ao combate da dengue em escolas do município.
Por meio dos Agentes de Combate a Endemias, cerca de 2 mil crianças entre 4 e 10 anos foram orientadas sobre os cuidados para combater a dengue.
De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Simone Steffens, foram visitadas 18 unidades escolares, com apresentações de forma lúdica. “Levamos o mosquitão dengoso, nosso mascote, plantas e outros materiais para simular locais onde precisa eliminar a água parada”, afirma.
A preocupação da SESA é que com a chegada do verão ocorrem os temporais passageiros e as temperaturas aumentam, ambiente favorável para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
Para impedir a proliferação das larvas, depositadas nos ovos do mosquito, cabe à comunidade adotar práticas de prevenção.
Atitudes simples, como a limpeza dos vasos de plantas e calhas, vedação das caixas d’água e armazenamento de forma segura das garrafas, pneus e utensílios que possam acumular água, são as principais armas para lutar contra o mosquito que, este ano, segundo dados da SESA, já contaminou 354 pessoas este ano. Ao todo, foram detectados 131 focos de dengue desde o início do ano.
Confira quais escolas e CEIs receberam as orientações:
- CEIM Rosa Borck
- CEIM Profª Dorotéa Hoeft Borchardt
- CMEI Prof. Reimar Ehlert
- Extensão CEIM Profª Waltrut Siewerdt
- CEIM Prof.ª Damaris Frahm
- CEIM Prof. Rudolf Hornburg
- EBM Olavo Bilac
- EBM Dr. Amadeu da Luz
- EEBM Prof. Vidal Ferreira
- EEBM Prof. Curt Brandes
- EEBM Duque de Caxias
- EM Raulino Horn
- EM Dr. Wunderwald
- Colégio Sinodal Doutor Blumenau
- CEI Lugar de Anjos
- CEIM Ruth Koch
- CEIM Nora Krueger
- CEIM Waltrut Siewerd