Acidente com van de Pomerode: Bombeiros detalham atendimento
A van transportava trabalhadores que iriam para Balneário Piçarras
Foto: Divulgação/PRFSC
Foi por volta das 06h12min, desta sexta-feira, 04 de agosto, que o Corpo de Bombeiros foi acionado para o grave acidente entre uma van e uma carreta, na BR-470, na divisa entre Gaspar e Blumenau.
O caminhão, com placas de Ituporanga, estava carregado com 32 toneladas de sorgo e tinha como destino a cidade de Rio do Sul. A carreta era conduzida por um homem de 36 anos.
O outro veículo era uma van de transporte de passageiros, com placas de Pomerode, que seguia para Balneário Piçarras e levava trabalhadores.
As vítimas
No local, segundo o Corpo de Bombeiros de Blumenau, inicialmente foram encontradas 11 vítimas, sendo nove homens presos na van, devido ao impacto do acidente, e outros dois homens sob o caminhão.
Das nove vítimas encontradas dentro da van, duas já estavam em óbito na cena, uma estava inconsciente e apresentava traumatismo cranioencefálico e outras seis possuíam traumas ósseos e em tecidos moles.
Todas foram desencarceradas pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com o uso de ferramentas e técnicas de resgate veicular.
Ainda segundo os Bombeiros, acerca das vítimas encontradas sob o caminhão, uma delas estava em óbito, presa sob o rodado dianteiro do veículo, enquanto a outra estava inconsciente, com traumatismo cranioencefálico, sob a carroceria.
A primeira foi extraída com o auxílio de ferramentas de elevação, enquanto a segunda, por não estar presa, foi retirada com o auxílio de uma maca do espaço restrito.
As vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina eram todos homens, sendo:
– 36 anos, encaminhado pela ambulância para o Hospital Santo Antônio;
– 56 anos, encaminhado para o Hospital Santo Antônio;
– sem identificação, encaminhado em conjunto com a equipe médica da aeronave Arcanjo-03 — para o Hospital Santa Isabel;
– 32 anos, encaminhado para o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar. Ainda na noite de sexta-feira, foi transferido para o Hospital Santa Isabel.
As outras quatro vítimas com vida foram encaminhadas para hospitais de Blumenau por três Unidades de Suporte Básico do Samu e por uma ambulância do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.
Todas os encaminhamentos de vítimas aos hospitais ocorreram sob regulação do médico responsável pela Unidade de Suporte Avançado do Samu. Já os três óbitos ficaram sob responsabilidade da Polícia Científica e permanecem não identificadas.
Foram cinco corporações envolvidas (Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, Gaspar, Timbó; Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial; Samu) no resgate e salvamento, com 20 viaturas e cerca de 50 profissionais de segurança pública e saúde.