Esporte

A responsabilidade de deixar tudo pronto em um carro de rally

Mecânico de Pomerode fala sobre a experiência em trabalhar com carros de rally, modalidade que exige tanto dos pilotos quanto da equipe de suporte

1 de setembro de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

Amor pela velocidade, mesmo sem estar dentro de um veículo, pilotando um carro de corrida.

Marcos Perini, um mecânico cuja paixão pelo automobilismo começou bem cedo, levou sua profissão para as pistas, fazendo parte de uma equipe de rally. Sua história é uma verdadeira jornada de dedicação e amor pelo trabalho no qual atua hoje, que começou aos 16 anos.

Ainda adolescente, Kinho, como também é popularmente conhecido, começou a trabalhar em uma lavação de carros, onde deu início a familiarização com o mundo automotivo. Seu interesse e habilidades não passaram despercebidos, e logo recebeu uma indicação para trabalhar em uma oficina mecânica que estava precisando pessoas. Esse passo foi importante para sua carreira. Trabalhando na oficina, ele teve a oportunidade de aprender com Marquinhos, um mecânico que já tinha certa experiência na área. Durante os quatro anos em que trabalharam juntos, Kinho absorveu todo o conhecimento que podia, sempre buscando melhorar suas habilidades. Essa parceria se transformou em uma amizade duradoura; até hoje, ele e Marquinhos mantêm contato, trocando ideias e experiências sobre mecânica.

A vida de Kinho deu mais uma guinada quando conheceu Élcio Lang, um restaurador de carros, mas com uma paixão especial: o rally. Élcio já competia em campeonatos de velocidade na terra, mas decidiu migrar para o rally ao ingressar na Copa Peugeot, comprando um carro específico para as competições. Precisando de um mecânico confiável para ajudá-lo na revisão e manutenção de seus veículos de rally, Élcio convidou Kinho para se juntar à sua oficina. Trabalhando ao lado de Élcio, ele começou a entender as exigências específicas desse tipo de competição e começou a se apaixonar ainda mais pela modalidade.

Com o tempo, Kinho expandiu suas atividades e começou a trabalhar com outros pilotos, sempre de forma autônoma. Seu trabalho como mecânico especializado em carros de rally cresceu e pessoas começaram a indicar o seu trabalho. Então, decidiu abrir sua própria oficina. Atualmente, Kinho trabalha aos fundos da Pomerode Vistoria, na Avenida 21 de Janeiro, em Pomerode.

“Eu comecei a perceber que muitas pessoas estavam me procurando, seja para fazer serviço nos rallies ou com carros de rua. Aí, decidi ter o meu próprio negócio. É uma rotina que sempre é corrida, afinal, sempre chega algum carro para consertar. E sou muito perfeccionista, metódico. Se tenho que resolver, preciso resolver o mais rápido possível, sem perder a qualidade do serviço. Isto é algo que eu prezo muito”, conta.

Além de ter o sua rotina diária em sua oficina, ele colabora ativamente com os pilotos Thiago e Maicon, participando do Campeonato Brasileiro de Rally. Seu trabalho vai muito além da simples manutenção; ele é responsável por garantir que os carros estejam em perfeito estado para enfrentar as exigentes condições das competições.

Foto: Divulgaçào

 

Kinho explica que a rotina de um fim de semana de rally é intensa e começa na sexta-feira. Os pilotos fazem o reconhecimento da pista enquanto a equipe monta as estruturas necessárias para o evento. No sábado, começam as tomadas de tempo, e é aí que o trabalho do mecânico se torna crucial. Kinho precisa garantir que os carros estejam com o melhor acerto possível, ajustando suspensões, verificando toda a estrutura da carroceria e assegurando que tudo esteja seguro para que os pilotos possam extrair o máximo de desempenho dos veículos.

Na categoria em que seus pilotos competem, os motores dos carros não sofrem modificações, porém, a eletrônica do carro é mexida. No entanto, as suspensões, a estrutura da carroceria (incluindo o santo-antônio), o volante, o câmbio e os bancos são ajustados e modificados para atender às exigências das provas. Devido à natureza rigorosa do rally, é comum que surjam problemas durante as competições ou mesmo após elas, exigindo uma constante atenção e manutenção por parte de Marcos e sua equipe.

Apesar de todo o cansaço e das longas horas de trabalho, Marcos Perini é enfático ao afirmar que ama as corridas de rally. Para ele, cada competição é uma nova aventura, um desafio que ele abraça com entusiasmo e dedicação. Ele destaca que, embora seja uma atividade extenuante, ele faz tudo por amor ao esporte e não pretende abandonar as corridas tão cedo.

“Eu amo isso aqui. A gente sabe o quanto dá trabalho, o quanto é corrido atuar nesta área, seja em minha oficina ou nas pistas. Mas o rally é algo que me deixa muito animado e eu gosto muito dessas viagens que fazemos, até as cidades onde ocorrem as provas. Tão cedo, não vou abandonar isto!”, finaliza.

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