Esporte

Campanha pede a volta do Futsal em Santa Catarina

Campanha foi encabeçada pelo Jaraguá Futsal e compartilhada por equipes, atletas e dirigentes.

16 de agosto de 2020

Lançada no último domingo, 16 de agosto, a campanha #VoltaFutsalSC pede o retorno das competições dentro da modalidade, em nosso estado. A ação foi motivada pelo cancelamento do jogo do Jaraguá Futsal, diante do Lages, na última quarta-feira, dia 12. O motivo teria sido uma divergência de interpretação do Decreto Estadual entre a Federação Catarinense de Futsal e o Governo do Estado.

Diversas equipes, atletas e jogadores aderiram à campanha, compartilhando a mensagem em suas redes sociais. Marcio Haffemann, presidente do Jaraguá Futsal, diz que a ação visa solicitar ao Coes (Centro de Operações de Emergência) e à Fesporte, uma resposta quanto ao retorno da modalidade. “É uma campanha dos times que integram a Série Ouro do Campeonato Catarinense, em conjunto com seus atletas. O Futsal precisa voltar, pois há cerca de quatro mil famílias que dependem disso, além dos clubes, que precisam dar o retorno de marketing aos patrocinadores e investidores. O futebol já voltou e queremos que isso também ocorra com o Futsal, seguindo todo um protocolo, que vai respeitar a saúde e as vidas. Esperamos que esta situação se resolva brevemente”, ressalta.

Atletas também estão vivenciando na pele, os efeitos da pandemia, por isso, se engajaram nesta campanha. Exemplo disso é o ala Pakito, do Tubarão Futsal, que aderiu à ação e diz que os Futsal precisa retornar, urgentemente. “Esta situação está sendo difícil para todo mundo, pois já passou da hora de voltarmos. Afinal, muitas famílias dependem disso e todos os protocolos exigido pelas autoridades de saúde estão sendo seguidos, como a realização de testes periódicos, utilização de álcool em gel e evitando as aglomerações. Estamos nos cuidando, principalmente, fora da rotina esportiva, por isso, acredito que a modalidade tem condições de retomar as suas competições”.

O jogador acredita que esta situação é uma falta de respeito com todos que estão envolvidos com a modalidade. “Não tem porque o Futsal não voltar. Sabemos que um caso ou outro pode vir a acontecer, mas isso faz parte. Pode acontecer com quem ficou trancado dentro de casa, com quem saiu… Isso é muito relativo. Já vi casos em que a pessoa foi testada positivo em um dia, e no outro, deu negativo. Sabemos que esta doença não é culpa de ninguém e não adianta apontar culpados. O que não se pode aceitar é ver as equipes sendo prejudicadas, tendo que reduzir salários, demitir pessoas e passar por problemas muito graves. E o Futsal está sendo colocado de lado, neste contexto. Eu acredito que temos que cuidar das pessoas que possuem risco e para as outras, é vida que segue. Se não podemos trabalhar, então, também, não deveríamos nem sair de casa. São dois pesos e duas medidas”, ressalta.

Por isso, a campanha #VoltaFutsalSC é muito importante, segundo Pakito. “É como se fosse um pedido de socorro do esporte e de suas famílias. Por isso, apoio a manifestação, nesta ação muito louvável. Queremos apenas trabalhar, para que possamos tocar a nossa vida”, finaliza.

 

Pakito, ala do Tubarão Futsal (Foto: Divulgação)

Confira a nota, na íntegra:

O futsal catarinense profissional, após mais de 6 meses de paralisação, não pode mais esperar. Desde o início da pandemia, clubes seguiram as recomendações de saúde das autoridades. Com responsabilidade e após as liberações dos órgãos competentes, equipes voltaram à rotina de treinamentos há mais de 40 dias. Sabemos que não estamos imunes a fatalidades, mas cabe reiterar que os integrantes que se encontram no grupo de risco estão afastados, e todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos por aqueles que continuam em suas atividades profissionais. Além disso, temos constante suporte médico, nutricional e de preparação física. Mas a manutenção das atividades de um clube se dá especialmente pelas competições que o mesmo disputa.

Precisamos competir, para dar a visibilidade aos patrocinadores que investem no esporte e para continuar honrando os compromissos que temos com os profissionais que dependem desse esporte.

Precisamos competir, porque nossa modalidade gera, além dos empregos diretos, milhares de outros indiretos, seja em dia de jogos ou movimentando a economia da região onde nos encontramos.

Estamos reivindicando nosso retorno às competições baseado no decreto nº 785 do Governo do Estado, publicado no dia 07 de agosto que libera as competições esportivas em Santa Catarina. Precisamos dar o próximo passo, viabilizando o início dos campeonatos. Os últimos meses não foram fáceis, mas com muitos ajustes e profissionalismo nos mantivemos. Agora chegou a hora de competir. #voltafutsalsc

 

Notícias relacionadas