Frio intenso deve acompanhar desfile cívico de 7 de Setembro em Pomerode
Previsão indica tempo firme na maior parte de Santa Catarina, mas há possibilidade de chuva passageira no Litoral e temperaturas baixas durante a manhã
Foto: Arquivo Jornal de Pomerode
Quem pretende acompanhar o desfile cívico de 7 de Setembro em Pomerode, nesta segunda-feira (7), deve se preparar para uma manhã de frio. A previsão indica temperaturas baixas em Santa Catarina, com possibilidade de chuva passageira no Litoral e condições para precipitação invernal entre a madrugada e a manhã em algumas áreas do estado.
Na maior parte de Santa Catarina, o tempo permanece firme, com predomínio de sol ao longo do dia. No Litoral e em regiões próximas, porém, ainda haverá maior presença de nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada, especialmente nos extremos do dia.
Com a atuação do frio intenso, as temperaturas mínimas ficam entre 3°C e 10°C no Litoral, próximas de 0°C entre o Extremo Oeste e os Planaltos, além de registros abaixo de 0°C na Serra Catarinense e no Meio-Oeste.
Durante a tarde, as máximas devem variar entre 15°C e 20°C no Grande Oeste e no Litoral. Nas demais regiões, os termômetros ficam entre 8°C e 15°C.
Para quem for ao desfile em Pomerode, a recomendação é estar preparado para as baixas temperaturas, principalmente nas primeiras horas da manhã. A Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis durante os períodos de frio intenso.
Cuidados durante chuva forte
Embora a previsão para segunda-feira seja de tempo firme na maior parte do estado, a Defesa Civil orienta a população a manter atenção diante da possibilidade de temporais e mudanças nas condições meteorológicas.
Durante uma chuva forte, a recomendação é procurar um local seguro e manter distância de árvores, postes, placas e estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.
Em caso de alagamento, nunca se deve atravessar áreas com correnteza, seja a pé ou de carro. Durante os temporais, também é indicado retirar equipamentos eletrônicos das tomadas, quando possível.
No trânsito, a orientação é reduzir a velocidade. Se a chuva comprometer a visibilidade, o motorista deve procurar um local seguro para parar.
Em caso de queda de árvore ou fio da rede elétrica, a recomendação é não se aproximar nem tocar na estrutura.
Como receber alertas da Defesa Civil
A população pode acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina.
Para receber alertas por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199. Também é possível receber avisos pelo WhatsApp, enviando o CEP para (61) 2034-4611.
Outro recurso disponível é o Defesa Civil Alerta, sistema de avisos críticos por Cell Broadcast, que envia mensagens diretamente aos celulares localizados em áreas de risco. Nesse caso, não é necessário realizar cadastro.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
A Defesa Civil também disponibiliza informações, orientações e atualizações meteorológicas por meio do canal oficial no WhatsApp.
Em situações de emergência, os telefones são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.