Esporte

Colhendo bons frutos do trabalho e dedicação ao Atletismo

Não é de hoje que Pomerode vem se destacando na modalidade de Atletismo, nas categorias de base. Os números provam isso. Nos últimos quatro anos, o município conquistou mais de 120 medalhas em nível estadual, 16 em nível nacional e uma em nível sul americano.

19 de maio de 2017

Não é de hoje que Pomerode vem se destacando na modalidade de Atletismo, nas categorias de base. Os números provam isso. Nos últimos quatro anos, o município conquistou mais de 120 medalhas em nível estadual, 16 em nível nacional e uma em nível sul americano. “São poucas as cidades em Santa Catarina que conquistaram tamanho ‘feito’. Quando assumimos a modalidade, a ideia era exatamente fazer isso: trabalhar com a base e colocar, novamente, o atletismo em evidência. Nossa cidade nunca esteve tão bem e a ideia é continuarmos nesse mesmo ritmo, fazendo com que consiga sempre estar evoluindo”, destaca o treinador Odair dos Santos, o popular Chico.

Contando com 30 atletas, a modalidade pretende aumentar essa quantidade, com a passagem do Festival de Atletismo Escolar, realizado na semana passada. As modalidades contempladas com estes treinamentos são o Lançamento do Martelo, Lançamento do Dardo, Lançamento de Disco, Arremesso de Peso, Salto em Altura, Salto em Distância, 100 e 400 metros com barreiras, 100m, 200m e 400m rasos, além do Lançamento de Pelota, que é trabalhado com a Iniciação.

“Nossos atletas têm entre 11 e 17 anos. Apenas a Márcia Henkels têm mais de 17. A maioria treina de três a cinco vezes por semana, na pista, e complementa o treinamento com musculação, três vezes por semana, incluindo parte técnica, preparação física e treinamento de força. Tudo para que, quando cheguem na época de competições, o corpo esteja adaptado”, ressalta o treinador.

A modalidade, que já esteve em projeção com Lilian Meurer Seibert, têm nesta nova geração a garantia do futuro e, principalmente, com bons resultados. “Já possuímos alguns atletas que vem se destacando, como a Márcia Henkels, com diversas conquistas no Arremesso de Peso, inclusive em nível nacional, sul americano e com participação no Mundial; os ‘irmãos’ Raduenz, Alisson Roberto e Daniel Augusto, medalhistas em competições nacionais; a Yasmin Jandre Piske, campeã brasileira; a Letícia Reinke, no arremesso de peso. Ou seja, valores nossa cidade possui. Inclusive, nesse ano, novos atletas já estão treinando e, com certeza, teremos boas surpresas em nível estadual e, até mesmo, brasileiro”, comemora Chico.

No entanto, o futuro depende das ações do presente. Questionado como o treinador vê a Atletismo em Pomerode daqui a 10 anos, ele não titubeia. “Precisamos evoluir, principalmente na nossa estrutura, com mais treinadores, uma pista sintética e, inclusive, mais materiais e equipamentos de treinamento, porque a demanda iria aumentar. Queremos evoluir, sim, mas para isso precisamos ter um respaldo, principalmente no crescimento estrutural da nossa modalidade”.

Hoje, o projeto tem o apoio da Fundação de Eventos, Esporte e Lazer de Pomerode (Funpeel), vinculada à Prefeitura Municipal de Pomerode, que fornece o material, transporte e alimentação nas competições. Além disso, a iniciativa privada também colabora com a causa, com o patrocínio dos Restaurantes Schoen e Torten Paradies, no que diz respeito à alimentação dos atletas em dias de treino, além do vínculo com academia Olympia, que dá o suporte de treinamento (musculação). “Temos também a Unifique, que vem nos auxiliando há dois anos e, graças a eles, temos conseguido fazer com que a equipe estivesse bem representada. Mas, tudo pode melhorar. Por isso, estamos em busca de novos parceiros, para dar uma melhor qualidade para nossos atletas e manter os resultados Pomerode vem trazendo na modalidade do Atletismo”, enfatiza Santos.

Os próximos desafios são o Estadual Sub 18, nos próximos dias 20 e 21 de maio, na cidade de Itajaí, onde nossa cidade será representada por nove atletas. Em junho, acontece a Fase Microrregional dos Jesc e o Campeonato Brasileiro Sub 18, na cidade de Bragança Paulista (SP). “Para essa categoria, esperamos bons resultados e muitas medalhas para Pomerode”, finaliza o professor.

Notícias relacionadas