Pomerode tem programação para a Semana de Oração pela Unidade Cristã no mês de maio
No dia 21 de maio, às 14h, será realizada uma celebração ecumênica no Teatro Municipal
Imagem ilustrativa. (Foto: Envato Elements)
A rede de ensino de Pomerode participa, entre os dias 17 e 24 de maio, da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), considerada um dos momentos mais significativos do calendário ecumênico cristão. Neste ano, o tema trabalhado será “Há um só corpo e um só espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança”, inspirado em Efésios 4:4.
A iniciativa envolve escolas municipais, estaduais e privadas do município e busca promover reflexões sobre paz, esperança, respeito às diferenças religiosas e valorização da diversidade cultural.
Segundo a secretária de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Neuzi Schotten, o município participa historicamente da programação há cerca de três décadas, sempre com um olhar voltado à construção da paz desde o ambiente escolar.
“A educação de Pomerode sempre participa da Semana Mundial de Oração pela Unidade Cristã e o foco dado nas escolas é a reflexão sobre a paz no mundo. Neste ano, isso se torna ainda mais importante diante de todas as guerras que a humanidade está vivendo”, afirma.
De acordo com Neuzi, o trabalho desenvolvido com os estudantes busca mostrar que a paz coletiva começa nas atitudes individuais e nas relações do cotidiano.
“Nós refletimos muito com os alunos sobre onde começa essa paz. Ela começa dentro de mim, na forma como eu me relaciono com a minha família, na escola e nos espaços em que participo. A paz no mundo depende também da situação de paz de cada um”, destaca.
Durante a semana, professores de Ensino Religioso irão abordar temas ligados à história da humanidade, aos conflitos motivados por questões religiosas e à importância do respeito entre diferentes crenças e visões de mundo.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
“Aqui em Pomerode, trabalhamos principalmente a importância de respeitar a confissão de fé do outro. Nenhuma religião é melhor que a outra, e cada pessoa tem o direito de professar sua fé ou até mesmo de não professar nenhuma. A escola é um espaço de inclusão, diversidade e respeito”, ressalta a secretária.
A programação também busca conscientizar os estudantes sobre questões como bullying, intolerância religiosa e exclusão social. Segundo Neuzi, o trabalho está alinhado a outras ações já desenvolvidas pela rede municipal, como os projetos Círculo de Paz, em parceria com o Ministério Público, o trabalho com a Cruz Azul e as ações conduzidas pelos psicólogos escolares voltadas à cultura da paz.
Outro ponto de atenção destacado pela Comissão Municipal Interreligiosa é a falta de esperança percebida entre muitos adolescentes.
“Muitos jovens hoje não veem sentido na vida e demonstram um grande vazio e solidão. Por isso, trabalhamos constantemente com os alunos sobre como lidar com os problemas sem perder a esperança no futuro”, comenta.
A abertura das atividades acontece no dia 18 de maio, nas próprias unidades escolares. Já no dia 21 de maio, às 14h, será realizada uma celebração ecumênica no Teatro Municipal, aberta à participação da comunidade.
O evento contará com estudantes representando diferentes culturas e nações, reforçando a mensagem de união e valorização das diferenças.
“O cartaz da campanha mostra pessoas de culturas diferentes sentadas na mesma mesa. Isso representa a unidade que deve existir entre todos nós. Somos seres humanos que devemos nos respeitar, independentemente da religião, da cor da pele ou da constituição familiar”, enfatiza Neuzi.
A celebração será conduzida pela Comissão Municipal Interreligiosa, formada por representantes de diversas denominações religiosas do município, além da participação da comunidade escolar e de grupos responsáveis pela animação musical do encontro.
“É uma celebração que agrega comunidade, educação e diferentes denominações religiosas, sempre com foco na paz do mundo”, conclui a secretária.