Frente fria traz queda brusca de temperatura e risco de chuva forte em Pomerode
Defesa Civil alerta para risco moderado de desconforto térmico e doenças respiratórias
Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa
A semana começou com tempo firme em Pomerode, mas a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a chegada de uma massa de ar frio que deve mudar o cenário já a partir desta segunda-feira, dia 6. A previsão indica queda acentuada das temperaturas e aumento das condições de instabilidade nos próximos dias.
De acordo com o comunicado oficial, o risco é moderado para situações de desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. À noite, as mínimas devem variar entre 10 e 12 °C na maior parte do estado, enquanto no Litoral os termômetros oscilam entre 12 e 16 °C.

Em Pomerode, a segunda-feira ainda registra máximas de até 32 °C, mas a mudança será brusca. Para terça-feira, dia 7, a máxima não passa dos 18 °C, com previsão de 14,5 mm de chuva e 97% de probabilidade. A tendência é de manutenção do frio ao longo da semana, com temperaturas baixas e chuva frequente.
Na quarta-feira, dia 8, a mínima prevista é de 11 °C e a máxima de apenas 15 °C, acompanhadas de 9 mm de precipitação. Na quinta-feira, dia 9, a instabilidade persiste, com acumulados acima de 20 mm e risco de pancadas mais intensas. A sexta-feira, dia 10, segue no mesmo padrão, com máximas de 15 °C e alta chance de chuva.
A Defesa Civil orienta que a população se proteja do frio, evite exposição prolongada às baixas temperaturas e redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.