Eventos

Concerto especial: orquestra alemã se apresenta no Teatro Municipal de Pomerode nesta quinta-feira (03)

Apresentação de grupo da Comunidade Evangélica Luterana de Altenmedingen celebra intercâmbio cultural e musical com a Paróquia São Lucas e a cidade de Pomerode

1 de julho de 2025

Foto: Divulgação / Orquestra de Altenmedingen

Na noite de quinta-feira, 03 de julho, o Teatro Municipal de Pomerode será palco de uma apresentação musical que promete encantar o público com a beleza da música clássica erudita e religiosa.

A partir das 19h, será realizada a apresentação do Conjunto de Trombonistas de Altenmedingen, da Alemanha.

Composto por cerca de 60 músicos, sendo 35 deles participantes desta turnê internacional, o grupo integra a Comunidade Evangélica Luterana de Altenmedingen, localizada na região da Baixa Saxônia, a aproximadamente 90 quilômetros de Hamburgo.

A vinda dos músicos faz parte de um intercâmbio promovido com a Paróquia São Lucas e a cidade de Pomerode, iniciativa que há quase duas décadas fortalece os laços culturais e comunitários entre os dois países.

Um legado musical centenário

Fundado em 1912, o grupo originalmente contava com apenas 20 instrumentistas homens. Com o tempo, ganhou destaque e diversidade: hoje, conta com a participação ativa de mulheres e jovens, que desde cedo recebem incentivo e formação musical, com apoio das famílias e da comunidade local. Para manter viva a paixão pela música entre as novas gerações, a orquestra realiza apresentações em eventos regionais, nacionais e também intercâmbios internacionais.

Atualmente, o grupo é coordenado por Léonard Hyfyng, que, além de músico, também atua como prefeito de Altenmedingen. Seu envolvimento reforça o papel da cultura como elo de união e embaixadora da identidade local no exterior.

Intercâmbio com Pomerode: uma história de amizade e música

O intercâmbio entre Altenmedingen e Pomerode teve início em 2005, quando o Pastor Aldo e sua esposa Adelira visitaram amigos em Bad Bevensen e foram apresentados ao então dirigente do grupo musical alemão, Hans Kramer. O primeiro concerto dos trombonistas em solo pomerodense aconteceu em 2007, com apresentações em diversas comunidades da cidade e hospedagem em casas de família, o que fortaleceu os laços entre os participantes.

Desde então, o intercâmbio tem se intensificado: em 2011, o Grupo Txai, do Colégio Doutor Amadeu da Luz, visitou Altenmedingen; em 2012, foi a vez do grupo de casais da Comunidade de Rega; e, em 2017, os músicos alemães retornaram a Pomerode, encerrando a viagem com uma apresentação memorável no Teatro Municipal.

Para a apresentação deste ano, o público pode esperar um repertório diversificado de música clássica e religiosa, executado com excelência por instrumentistas experientes. A entrada é gratuita, e a organização convida toda a comunidade e visitantes a prestigiar este evento que celebra a música, a fé e a amizade entre culturas.

Notícias relacionadas