- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Pomerlamm Fest ao vivo
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
PRF flagra pela quarta vez em menos de dois meses, dupla transportando pássaros silvestres na BR-470
Os pássaros da espécie “Trinca-Ferro” estavam presos em caixas de sapato.
Foto: Divulgação / PRF
Na noite desta terça-feira, 24 de outubro, na BR-470 em Blumenau, policiais rodoviários federais localizaram 20 aves silvestres caçadas ilegalmente sendo transportadas no porta-malas de um automóvel.
Os pássaros da espécie “Trinca-Ferro”, protegidas por lei, estavam em “gaiolas” improvisadas em caixas de sapato dentro de um HB20 placas de São João Batista/SC.
O motorista e passageiro envolvidos eram os mesmos de outras três ocorrências semelhantes, flagradas pela PRF na BR-470, nos últimos dois meses. A primeira aconteceu dia 28 de agosto, em Blumenau, quando a dupla transportava 19 aves.

Foto: Divulgação / PRF
O segundo flagrante ocorreu dia 04 de setembro, também em Blumenau, onde havia 21 aves silvestres no porta-malas. A terceira abordagem foi dia 16 de setembro, quando os mesmos homens foram flagrados com 18 aves na BR-470 em Rio do Sul.
Os pássaros ficaram aos cuidados do Instituto do meio Ambiente (IMA) de Blumenau para posterior reintegração à natureza. Os dois homens, ambos com 36 anos e moradores de Itajaí, vão responder, mais uma vez, a Termo Circunstanciado pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre.
O crime, previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, é considerado de menor poder ofensivo e prevê detenção de seis meses a um ano após a condenação judicial.