38ª Festa Pomerana terá exposição inédita sobre a história de Pomerode
Atração ficará em estande especialmente montado na Feira, dentro Ginásio Ralf Knaesel
Divulgação
Pomeranos no Vale Europeu fará em parceria com a ACIP uma exposição especial na 38° Festa Pomerana, denominada: Pomerode, um Legado de 160 anos. Será num estande especialmente montado na Feira que fica dentro da festa.
A motivação são os 160 anos de colonização que são celebrados neste ano em Pomerode. O estande apresentará uma cronologia com relevantes fatos históricos que ocorreram ao longo destes 160 anos, bem como, será possível identificar a vila de origem de muitos imigrantes que partiram da antiga Pomerânia, e ainda, em que região adquiriram seus lotes de terras aqui no Vale do Rio do Testo.
As informações históricas estão sendo organizadas por Genemir Raduenz, Edson Klemann, Claudio Werling, Johan Strelow e Rafael Jandre. Haverá um momento especial com a presença dos pesquisadores no estande no dia 21 de janeiro (sábado à noite), numa espécie de workshop onde os visitantes poderão buscar informações mais apuradas sobre a história da imigração de Pomerode, aspectos históricos das regiões de onde boa parte dos imigrantes partiu do continente europeu e demais fatos relevantes desta caminhada do povo pomerodense, afinal, são 160 anos em terras brasileiras.
No dia 21 à noite também haverá o lançamento dos livros “Da Pomerania ao Brasil” e “Narrativas que nossas avós contaram – contos pomeranos”, ambos do pesquisador e historiador José Carlos Heinemann. A exposição será uma oportunidade para o pomerodense e demais visitantes conhecerem aspectos da cultura dos imigrantes, em especial os pomeranos e demais germânicos. Um legado que pode ser observado nos jardins floridos, na arquitetura, culinária típica, na lingua Pomerana e Alemã e no empreendedorismo da região, tudo regado com muita cultura, arte e tradição.