Esporte

75 anos de história e com olhares para o futuro

Floresta chega ao seu 75º ano de existência. Além de manter viva história cheia de glórias, clube mantém foco na base e futebol amador

9 de março de 2024

Foto: Arquivo JP

No dia 06 de janeiro de 1949 nascia, em Pomerode, uma das mais importantes e emblemáticas agremiações de futebol da região: O Floresta.

Em 2024, o “Verdão da avenida” completou 75 anos de fundação e contém, em sua história, títulos municipais e regionais que fizeram o Floresta ser conhecido e reconhecido no Vale do Itajaí.

Tudo começou no campo localizado entre as ruas Alex e Fritz Wachholz, com o nome de São Lourenço. Depois de um tempo, Hermann Weege ajudou financeiramente a construir o estádio que até hoje fica localizado na Avenida 21 de Janeiro.

Posteriormente, a equipe mudaria seu nome para Sociedade Esportiva Floresta (atual Associação Esportiva Floresta), passando a funcionar em uma nova sede, no ano de 1962, na Avenida 21 de Janeiro, atual endereço da agremiação.

Durante estas mais de sete décadas, o Floresta conquistou diversos títulos importantes, regionais e municipais, entre eles, o Campeonato da Liga Pomerodense de Desportos (LPD), sendo o maior vencedor da competição, com mais de 10 títulos. O clube também é o atual campeão da Copa Pomerode Federada. Igualmente, em 2002, representou a cidade de Pomerode nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Lages, nas modalidades de futsal e futebol.

Mas, para se manter viva toda essa história e continuar fazendo com que o clube possa conquistar títulos, sem deixar de lado toda a estrutura, há diversos personagens que fazem com que o Floresta continue sendo uma realidade no futebol da região. Um destes exemplos é Ivo Brehmer, que já leva o “Floresta” como o seu sobrenome. Brehmer falou sobre estar na história do clube, nestes 75 anos de fundação. Atualmente, ele integra o quadro da diretoria, que conta com Rafael Jandre como presidente da agremiação pomerodense.

Fundadores do clube reunidos em meados da década de 50/60. (Foto: Arquivo Floresta)

 

“É um sentimento de dever cumprido, satisfação e orgulho. Cheguei em Pomerode, muito novo e Floresta se tornou minha segunda casa. Muito tempo com torcedor e depois participando ativamente da diretoria, como presidente. Fico feliz em ter contribuído com a história do clube, um time que abraça os seus torcedores e principalmente para as crianças”, conta Ivo.

Ainda de acordo com Ivo Brehmer, o Floresta procura ir se renovando, modernizando ao longo dos anos. O clube abre as portas para pessoas mais novas, que possam trazer novas ideias, formando novos dirigentes.

“Novas cabeças chegam e isso é importante para uma gestão de um clube. Essa renovação faz com que o clube se mantenha ativo, vivo. O Floresta conta com essa modernização, afinal, essas pessoas acabam trazendo mais ideias e chegam com vontade para manter viva toda essa linda história”.

E falando em futebol adulto, o clube pomerodense já inicia sua saga na Copa Interligas Vale e Norte 2024, neste mês de fevereiro. O primeiro confronto será em casa, no dia 25, contra a equipe do Serbi, de Joinville. Logo depois, um clássico que promete muita emoção. A equipe encara o seu rival Vera Cruz, fora de casa. Na sequência, o verdão enfrenta o Pirabeiraba, também de Joinville e fecha a fase de grupos contra o Cruzeiro Itaipava, no mês de março. O Interligas 2024 é dividido em dois grupos com quatro equipes, dois times de cada chave passam para a semifinal.

 

Manter o passado sem esquecer de investir no futuro

Além de manter a história e cultivar o passado, o Floresta não para no tempo e mantém seus olhares para o futuro. Além da manutenção do clube de futebol amador, que compete em torneios municipais e regionais, a agremiação investe na sua categoria de base e também tem projetos para crescer o futebol feminino, dentro do clube.

Em 2023, as categorias Sub 11 e Sub 13 da base da equipe pomerodense tiverem a oportunidade de participar da Copa Santa Catarina 2023. Naquela ocasião, a equipe de Pomerode enfrentou times de tradição no estado, como o Figueirense, e Avaí.

Times Sub11 e Sub 13 na Copa Santa Catarina em 2023.

 

Para este ano, o foco deve ser mantido, para que, novamente, o clube possa participar de competições estaduais, na base.

“Para 2024 temos um projeto para encaixar o Floresta na Lei de Incentivo ao Esporte. Com isso, queremos manter nosso foco em nossas crianças, para formar novos atletas e também, consequentemente, novos torcedores do ‘Gigante da Avenida’. É um ano muito promissor para todos nós e esperamos que possamos colher bons frutos ao longo de 2023”, comenta Ivo Brehmer.

O sucesso na base também já trouxe frutos para os pequenos atletas. No ano passado, quatro garotos que faziam parte do elenco Sub 11 do Floresta, tiveram sua primeira experiência internacional na carreira, participando do World Futsal Cup, na Espanha, representando o Five Futsal, de Joinville. Luan, Pain, Davi Blank e Davi Borcio conquistaram o título com o clube joivilense.

Na escolinha do Floresta, crianças e adolescentes, das categorias sub 7 ao sub 13, podem se matricular e iniciar na base do time pomerodense. Neste ano, as atividades da escolinha iniciam-se no dia 05 de fevereiro e ainda há vagas disponíveis. O valor é R$55 e mais informações você confere no contato 99171-1920. Além disso, o clube, durante o ano, promove eventos abertos para comunidade que contam com atrações para toda a criançada.

Notícias relacionadas