Eventos

5 motivos para participar da caminhada da Rota do Enxaimel, em Pomerode

Inscrições estão abertas. Evento ocorre no dia 23 de julho, em Testo Alto

15 de julho de 2022

Foto: Arquivo JP

Sucesso em todas as edições, a 10ª Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel já tem sua data marcada: 23 de julho. Em meio ao maior acervo de patrimônio histórico de Pomerode, a Caminhada terá 12,5 quilômetros de percurso totalmente sinalizados, em meio às belezas naturais do bairro Testo Alto. A concentração inicia às 17 horas no Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo – Salão Belz e terá a saída às 18 horas.
A Caminhada Noturna Rota do Enxaimel, primeira no Brasil, surgiu em 2009 com o intuito de unir cultura, atividade física e entretenimento. Pessoas de todas as idades podem participar do passeio, que é totalmente gratuito. Para se inscrever, clique aqui!

Ainda não está convencido? Então vão aí cinco motivos para participar!

1- Natureza:

A caminhada é realizada em uma estrada de chão batido, em meio de uma paisagem bucólica, cheia de pastos com animais descansando. A paisagem rural, com charretes antigas, bois e galinhas, leva o visitante para uma realidade distante da correria do dia a dia. Todo o percurso será iluminado com tochas que permitem o participante observar bem a paisagem natural que o cerca.

2- História:

A Rota do Enxaimel possui o maior acervo de casas em estilo enxaimel na cidade. Mais de 50 imóveis foram tombados como patrimônio histórico. A Rota Enxaimel recebeu um selo da Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece o espaço como uma das melhores vilas para se visitar no mundo! O estilo enxaimel consiste em entrelaçar várias estacas de madeira, responsáveis pela sustentação, e em seguida, preencher os espaços vazios com tijolos. Durante toda a Caminhada o participante poderá visualizar as casas construídas nas ruas no interior do bairro de Testo Alto. Um programa inesquecível para quem é fã de história, arquitetura e de cultura alemã.

3- Saúde:

Caminhar ao ar livre, além de divertido, é saudável. Fazer a caminhada ao ar livre ao lado de pessoas otimistas e alegres ajuda a lutar contra a negatividade e aliviar o estresse do cotidiano. Interagir com a natureza dá um descanso ao cérebro do trabalho a que ele é submetido todos os dias, o que pode ter um efeito reparador nos níveis de atenção. Estar em meio a natureza caminhando e interagindo com outras pessoas, só traz vantagens para nosso organismo.

4- Culinária:

Ao término do percurso, o caminhante encontrará uma amostra do melhor da gastronomia pomerodense. No Clube, será servido o café colonial ao valor de R$ 30,00, e uma deliciosa sopa, para que os participantes possam repor suas energias e conhecer algumas especiarias da culinária alemã.

5- Cultura:

Conhecida como Cidade Mais Alemã do Brasil, Pomerode preserva sua cultura por meio das danças, música e das competições dos 15 Clubes de Caça e Tiro. Os participantes poderão apreciar várias atrações culturais gratuitas, ao final da caminhada. Haverá apresentação de grupo folclórico, música ao vivo e a exibição das competições típicas sempre presentes também na Festa Pomerana.

Serviço:
10ª Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel
Quando? 23 de julho a partir das 17h
Local? Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo – Salão Belz
Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/3yG0l11

 

Notícias relacionadas