40 anos iluminando e decorando ambientes
Velas Guenther celebrou 40 anos de uma história de sucesso
Foto: Isadora Brehmer / JP
A partir de um sonho de infância, um negócio consolidado. Assim começou a história da Velas Guenther, que é sinônimo de beleza e qualidade quando pensamos em velas decorativas.
A proprietária da empresa, Dagmar Guenther, relembra que a ideia de criarem uma fábrica de velas surgiu a partir da existência de matéria-prima, por meio do açougue da família.
“A ideia de termos a produção das velas começou porque vendíamos o sebo do açougue para uma fábrica de velas. Mas, de repente, pensamos se nós tínhamos a matéria-prima, porque nós mesmos não fazemos as velas. A ideia inicial era do meu irmão, Otto, que na época trabalhava em São Paulo, mas que voltaria para cá para abrir a fábrica de velas. No entanto, a ideia seria produzir a linha comercial”, recorda Dagmar.
No entanto, após um tempo, o irmão da atual proprietária acabou desistindo da ideia e foi Dagmar quem deu continuidade ao plano. Então, em 24 de agosto de 1984, ela teve a primeira experiência com a produção de velas e assim nasceu a Velas Guenther.
Segundo a proprietária da empresa, assim como todo negócio, no início houve coisas que não saíram conforme o planejado, enquanto outras deram certo. No caso da Velas Guenther, segundo Dagmar, o início foi com a produção de uma linha comercial. Inclusive, para garantir a produção, houve o investimento em todo o maquinário necessário.
“Mas o foco na linha comercial não deu certo, porque não estava ouvindo o meu coração com relação ao que eu realmente gostaria de fazer. Desde criança eu gostava mesmo era das velas decoradas, que é o que fazemos hoje, então este seria o caminho que eu queria seguir. Porém, algumas pessoas me diziam que eu deveria fazer as velas de pacote, outros que eu deveria fazer velas funerárias, ou velas de sete dias, e não deu certo. Até que um dia eu decidi que faria o que eu desejava, então vendi as minhas máquinas, e com esse dinheiro comprei algo para mim e investi em moldes para as velas decorativas. A partir de então, as coisas começaram a dar certo”, afirma Dagmar.
Com a produção de velas decorativas, o objetivo inicial era vendê-las para o atacado e para o varejo, mas isso não deu certo. Mas segundo Dagmar, logo surgiu um outro caminho: o direcionamento como um atrativo turístico, o que vem trazendo bons frutos para a empresa.
“O turismo cresce cada vez mais em Pomerode e isso nos trouxe sucesso, também. Por isso, posso dizer que agora sim eu estou, depois de 40 anos, chegando onde eu gostaria de chegar lá no início quando comecei a Velas Guenther. Quando eu comecei a fazer as velas, o primeiro lugar de exposição da produção era um pequeno armário, e depois de meio ano já precisei aumentar. Na antiga casa, eu tinha apenas uma repartição com a velas, e uma amiga até me disse que eu deveria usar a sala toda para isso, mas eu achei que era um sonho alto demais. Depois eu tive que usar mais duas salas, e continuou aumentando, até que não coube mais naquele espaço e precisei investir neste novo espaço”, ressalta.
A produção das velas que encantam
Dagmar explica que as velas produzidas pela empresa têm um molde para cada tipo, mas o diferencial é o detalhe de cada uma, pois todas são feitas artesanalmente, uma a uma, fruto da liberdade para exercitar o lado criativo.
“A vela não é apenas uma mistura de parafina, com o pavio e a anilina, mas sim têm uma química que torna algo incrível, iluminando e trazendo paz para o ambiente. Nossa produção é conforme a nossa demanda. Nossa equipe produz velas diariamente e eu hoje estou mais focada nas velas perfumadas, mas sempre com atenção a todas as outras também. Eu gosto procurar novos modelos, como pintar, fazer os detalhes, isso eu gosto muito”, frisa Dagmar.
Por fim, a proprietária da empresa enaltece o sentimento de gratidão pela trajetória trilhada com a Velas Guenther, desde o seu início.
“Desde pequena eu amava velas decorativas e, para mim, não consigo mais tomar café da manhã sem acender a minha vela, pois ela me ilumina, me tranquiliza, e isso é muito gratificante. Meu sentimento, hoje, é de imensa gratidão. A Velas Guenther me realizou, eu estou muito feliz com a nossa trajetória, realizada e não tenho palavras para descrever o sentimento, mas sei que tudo isso é o meu dom divino”, finaliza.