2º dia de buscas por homem que desapareceu, em Rio dos Cedros, é encerrado sem localização da vítima
Mergulhadores realizaram quatro mergulhos ao longo da segunda-feira (02), totalizando cerca de 160 minutos de buscas submersas
Foto: CBMSC/Divulgação
O segundo dia de buscas pelo homem, de 41 anos, que desapareceu na barragem de Palmeiras, em Rio dos Cedros, foi encerrado no início da noite sem que a vítima fosse localizada.
As operações de segunda-feira, 02, mobilizaram equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), incluindo mergulhadores e um binômio com cão de busca.
No início da manhã, uma guarnição composta por mergulhadores, além do binômio e a cadela Zaara, deslocou-se para a área de busca. Duas embarcações foram empregadas: uma destinada ao binômio e a outra à equipe de mergulhadores.
Atuação do Binômio com Cão de Busca
O binômio e a cadela Zaara realizaram uma varredura inicial no ponto indicado por populares como o local onde a vítima foi vista pela última vez antes de submergir.
Utilizando a técnica de zigue-zague, Zaara apresentou mudança de comportamento em dois momentos distintos, sugerindo possíveis áreas de interesse.
No período da tarde, a cadela voltou a sinalizar a mesma região, indicando o ponto com latidos e comportamento atento, tanto no meio da barragem quanto em uma área próxima à margem. Essa área foi demarcada com boias e poitas, e a informação foi repassada para a equipe de mergulho.
Operação de Mergulho
Os mergulhadores realizaram quatro mergulhos ao longo do dia, totalizando cerca de 160 minutos de buscas submersas. O primeiro mergulho, de aproximadamente 40 minutos, foi conduzido a uma profundidade de 9 metros, utilizando a técnica de cabo de fundo.
No período da tarde, outro bombeiro juntou-se à equipe para revezamento entre as duplas, permitindo uma cobertura mais extensa da área indicada pelo cão de busca.
Dificuldades Encontradas:
- Presença de galhadas e troncos submersos.
- Ausência total de visibilidade no fundo da barragem.
- Temperatura baixa da água.
- Condições de vento, que dificultaram a concentração das partículas de odor na superfície para o trabalho do cão.
O local permaneceu sinalizado com poitas e boias, facilitando a retomada das buscas na área de maior interesse, conforme a indicação da cadela Zaara.
A missão contou com:
- 5 Bombeiros Militares das unidades de Rio dos Cedros, Gaspar e Brusque;
- 3 Bombeiros Comunitários atuando no apoio logístico e operacional;
- 1 cão de busca de cadáveres, a cadela Zaara, treinada para detecção em ambientes aquáticos;
- 1 bote inflável com casco rígido e 1 barco de alumínio para deslocamento das equipes na água;
- 2 motos aquáticas empregadas na varredura superficial;
- 3 viaturas 4×4, que garantiram o transporte de equipes e equipamentos até o local de difícil acesso.
Próximas Etapas
As buscas serão retomadas na manhã desta terça-feira, 03 de dezembro, com novas equipes de mergulhadores e embarcações, mantendo o foco nas áreas já demarcadas e expandindo a busca conforme necessário.
O CBMSC reforça o compromisso de continuar as operações até a localização da vítima e agradece o apoio da comunidade e das equipes envolvidas.
Vídeo: CBMSC/Divulgação