Comunidade

25 anos de atuação, na corporação

Bombeiro Márcio completa aniversário de tempo de serviço, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode.

5 de fevereiro de 2022

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

O ano era 1997. Foi já no fim dos anos 90 que o bombeiro Márcio Schubert resolveu dar início a sua história na corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode. Neste ano, o pomerodense completa 25 anos de atuação, dedicados à prestação de socorro para a comunidade.

Tudo começou quando dois amigos fizeram o convite para que Schubert pudesse fazer parte dos Bombeiros Voluntários de Pomerode. Foi durante uma Festa Pomerana que o convite foi feito para o pomerodense, que naquela ocasião, tinha 22 anos. Dias depois, resolveu ir até a sede antiga da corporação para conhecer um pouco do trabalho. Mas, no mesmo dia, já iniciou treinamentos e cursos e agora, está como bombeiro efetivo desde 2006.

Então, desde o dia 20 de janeiro de 97, Schubert atuou em diversas ocorrências da cidade e acompanhou, de perto, o crescimento da corporação e também mudanças de sede. Ele conta que, em uma de suas primeiras ocorrências atendidas, era muito difícil, por falta de equipamento, alguns tipos de resgate, principalmente, acidentes de trânsito.

“Não tínhamos ambulância naquela época. Fomos chamados para um capotamento de um caminhão caçamba, na região do Wunderwald. Fui com meu carro particular e o comandante Vilmar foi com o Jeep. Chegando na ocorrência, a vítima já estava em óbito, porém, presa às ferragens. E, para fazer a liberação da vítima, utilizamos macaco hidráulico do próprio caminhão e outras ferramentas simples. Essa retirada do corpo, dentro do veículo, durou cerca de duas horas, fato que hoje em dia, é difícil de se pensar em tanta demora”, relembra.

 

Foto: Arquivo Corpo de Bombeiros

Com isso, Schubert comentou sobre a evolução da corporação, tanto na frota de veículos, quanto nos equipamentos modernos para serem utilizados nos mais tipos diferentes de ocorrências, na cidade.

“Hoje, podemos dizer que, estamos preparados para qualquer tipo de ocorrência. Os treinamentos, nossos equipamentos de resgate tiveram uma grande restruturação, fora que contamos com diversas viaturas estão sempre à disposição da comunidade. No ano que entrei, tínhamos apenas um caminhão de combate a incêndio, este mesmo que foi reformado no ano passado. A evolução é muito nítida, tanto nos plantões, quanto no profissionalismo de quem se empenha em ajudar ao próximo, na cidade”, ressalta.

Das ocorrências mais memoráveis, uma recente já faz parte da lista de chamados inesquecíveis de Schubert. Em 2020, por uma ligação telefônica, ajudou a salvar a vida do pequeno Davi, de 28 dias. Essa história, o Jornal de Pomerode contou em novembro, daquele ano. O bebê havia se engasgado com leite materno e teve o quadro revertido com o auxílio, por telefone.

Segundo o bombeiro, ocorrências que envolvem crianças, são sempre memoráveis.

“Essa ocorrência aí marcou bastante para mim, porque minha filha estava com três meses na época então querendo ou não eu me coloquei na situação da mãe. Foi desesperador, porém finalizamos com alívio. De repente eu escutei o choro da criança e ela que ele estava chorando, isso não tem preço e também é muito gratificante”, conta o bombeiro.
O bombeiro pomerodense também aproveitou para deixar um recado para quem sonha em fazer parte da corporação.

“Olha, recado que eu deixo aqui, é que não há nada mais gratificante do que você ajudar o próximo. Um dia você está andando aí na rua ou passeando e você olha para uma pessoa e reconhece que você atendeu essa pessoa, que estava numa situação crítica e ver ela bem, com saúde, é algo muito, mas muito gratificante, pois você reconhece que a pessoa está ali graças ao seu trabalho e de toda equipe”, finaliza.

Notícias relacionadas