Esporte

1ª Copa Vale Europeu de Futsal: de olho nos Jogos Abertos

Entre os dias 20 e 22 de setembro, numa iniciativa da Associação Pomerode Futsal (APF), o Ginásio Ralf Knaesel recebeu a 1ª Copa Vale Europeu de Futsal, reunindo quatro equipes catarinenses. Além da APF/Pomerode, a competição contou com a presença da FMD Rio do Sul/ UNIDAVI/Pamplona, FUBE/ São João Batista e Massaranduba.

1 de junho de 2015

Entre os dias 20 e 22 de setembro, numa iniciativa da Associação Pomerode Futsal (APF), o Ginásio Ralf Knaesel recebeu a 1ª Copa Vale Europeu de Futsal, reunindo quatro equipes catarinenses. Além da APF/Pomerode, a competição contou com a presença da FMD Rio do Sul/ UNIDAVI/Pamplona, FUBE/ São João Batista e Massaranduba. Foi a primeira vez que o time pomerodense se apresentou, oficialmente, diante de seus fanáticos torcedores.
O torneio serviu como preparação para os Jogos Regionais, que serão realizados na cidade de Canoinhas, no mês de outubro. Caso passe por esta competição, o próximo desafio será os Jogos Abertos de SC, na cidade de Caçador, em novembro.
Como parte da programação, durante o intervalo dos jogos, foram realizados sorteios de brindes, vendas de camisas e carteirinhas de sócio-torcedor, além do já tradicional serviço de bar e cozinha.
“A 1ª Copa Vale Europeu de Futsal teve como objetivo aproximar a equipe dos torcedores e patrocinadores, uma vez que só vínhamos participando de competições fora de Pomerode. O público compareceu e, durante os três dias, fez uma bonita festa”, declarou o presidente da APF, Thomas Goede.

Dentro de quadra, grandes jogos e muitos gols
No primeiro dia de disputas, 20 de setembro, quinta-feira, a FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona goleou a equipe de Massaranduba, por 6 a 1. No primeiro tempo, os riossulenses marcaram apenas um gol, por meio de Diogo. Na segunda etapa, no entanto, Joan, Fabão e Café (três vezes) completaram a goleada para o time do Alto Vale. Dinei fez o de honra para Massaranduba.
No segundo jogo da noite, o time da APF/Pomerode entrava em quadra para enfrentar um forte adversário: a Fube/São João Batista. No início do primeiro tempo, os pomerodenses abriram o placar, com Dênis. Logo após, os visitantes chegaram ao empate, por meio de Pipo, mas, antes do intervalo, houve tempo para mais um gol da APF. Paraná foi o responsável pela vitória parcial.
No segundo tempo, mesmo empurrado pela torcida, o time de Pomerode não conseguia converter suas chances em gols. Por isso, quem acabou marcando foi São João Batista, com Nando Reis. O empate se prolongou até o último segundo, quando os visitantes conquistaram a vitória de forma incrível, numa cabeçada de Gordo que encobriu o goleiro da APF, faltando apenas 34 centésimos para o apito final.

Segundo dia
Na sexta-feira, dia 21 de setembro, a bola rolou para FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona e Fube/São João Batista, os dois vencedores da rodada de estreia. Como não poderia deixar de ser, a partida foi muito movimentada. O time riossulense saiu na frente, por meio de Joan, e os adversários conseguiram o empate logo após, com Zé. Todavia, com gols de Café e Ceccato, a equipe do Alto Vale foi para o intervalo em vantagem. No segundo tempo, a partida manteve o mesmo panorama e São João Batista chegou ao gol apenas uma vez, com Nicolas, fechando o placar em 3 a 2 para Rio do Sul.
Na sequência, a APF/Pomerode entrou em quadra, diante de Massaranduba, buscando a reabilitação. No entanto, quem saiu na frente foi o time visitante, com Cristian. O gol acordou a APF e, por meio de Afonso, Cabeça e Pereira, fez 3 a 1 no placar. Massaranduba ainda marcou mais um, através de Lucas, fechando o primeiro tempo em 3 a 2.
Na segunda etapa, o time voltou mais determinado e, com o apoio da torcida, conseguiu furar a meta adversária mais duas vezes. Pereira e João Vitor foram os responsáveis por balançar as redes, praticamente selando a vitória da APF. Massaranduba ainda teve tempo de marcar mais um, com Alan, mas já era tarde. O placar ficou em 5 a 3 para o time de Pomerode.

Jogos decisivos
No sábado, dia 22 de setembro, último dia do torneio, houve um “festival” de gols, uma vez que o time de Massaranduba, que havia perdido as duas primeiras partidas, conquistou uma bela vitória em cima da Fube/São João Batista, por 7 a 4. No primeiro tempo, São João abriu 2 a 0, com Massã e Arthur. No entanto, o time vermelho buscou a reação e, por meio de Alan e Cleyton (duas vezes), virou o marcador. Sem se abater, São João Batista conseguiu buscar a igualdade ainda na primeira etapa, com Nicolas.
Na volta do intervalo, os massarandubenses voltaram mais determinados e fizeram três gols, com Leandro e Cleyton, que marcou mais dois. O time azul ainda diminuiu, com Massã, mas quem acabou marcando por último foi Massaranduba, por meio de Alan, fechando o placar em 7 a 4.
A vitória de Massaranduba deu ao segundo jogo, entre APF/Pomerode e FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona o “status” de final, uma vez que, quem vencesse, ficaria com o título. O empate, como foi confirmado depois, daria o troféu à equipe riossulense.
Dentro de quadra, o que se viu foi muita disposição de ambas as equipes. Rio do Sul tinha maior posse de bola e, se não fosse o goleiro Alan, poderia ter aberto o placar. Igualmente, a APF se mostrou muito aguerrida e chegava algumas vezes. O torcedor pomerodense não parava de incentivar a equipe, mas o primeiro tempo terminou com o placar em branco.
No início da segunda etapa, a APF/Pomerode chegou ao gol, em cobrança de falta de Paraná. O Ginásio Ralf Knaesel “explodiu” em festa. Sem alternativas, o time riossulense pressionava, mas parava na marcação dos pomerodenses e na boa atuação do goleiro Alan. Mas, de tanto insistir, o time do Alto Vale foi premiado. A cinco minutos do fim, Fabão deixou tudo igual no placar, para tristeza do torcedor presente. A pressão, agora, mudava de lado. No entanto, mais bem postados em quadra, os visitantes souberam segurar o 1 a 1 e conquistaram o título da 1ª Copa Vale Europeu, com sete pontos ganhos. A APF/Pomerode, que somou quatro, ficou com o vice-campeonato.
Mesmo não vencendo, a fiel torcida da APF reconheceu o espírito de luta da equipe, aplaudindo o time, ao final do jogo.

Premiação
Após a partida, e com a presença de dirigentes e apoiadores da Associação Pomerode Futsal, aconteceu o cerimonial de premiação. Os artilheiros do torneio foram Café (FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona) e Cleyton (Massaranduba), com quatro gols marcados. O time do Alto Vale também levou o troféu de defesa menos vazada. Todas as equipes participantes levaram troféus e os três primeiros colocados também foram agraciados com medalhas.
Massaranduba chegou aos três pontos e, em virtude confronto direto, acabou na terceira colocação. São João Batista, também com três pontos conquistados, despediu-se da competição em quarto.

A opinião de quem esteve presente
“A organização da Copa foi fantástica. Até conversei com o meu pessoal em São João Batista, sobre o quanto Pomerode cuida dos mínimos detalhes, para que todos se sintam bem à vontade. Sentimos-nos em casa. Parabéns a todos!”
Ronni Nicolodi – Técnico Fube/São João Batista

“Este torneio tem muito a crescer, podendo se tornar tão importante quanto o Torneio de Verão. Gostei de disputar, pois tivemos equipes fortes, o que demonstrou o alto nível da competição. A Copa Vale Europeu servirá de modelo para nossa cidade.”
Leandro Koslopp – Técnico Massaranduba

“A estrutura foi muito boa, o acolhimento das pessoas, excelente. Eu conheço Pomerode e sei como as coisas funcionam. Foi um prazer ter disputado esta competição e já coloco meu time à disposição para torneios futuros, pois tenho certeza que a competição irá crescer cada vez mais.”
Egídio Beckauser – Técnico FMD/Rio do Sul/Unidavi/Pamplona

“Esta foi, com certeza, a primeira de muitas, pois foi uma iniciativa louvável da APF. Pomerode sempre respirou o futsal e a Copa Vale Europeu veio resgatar a modalidade. Certamente, teremos próximas edições. Uma iniciativa como esta é digna de apoio de todos os setores.”
Arlindo Ewald – Presidente da Funpeel

“Quero agradecer, do fundo do meu coração, a todos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso da 1ª Copa Vale Europeu de Futsal. O público compareceu, o que nos deixou muito satisfeitos. A semente do Estadual foi lançada e os frutos serão colhidos, no futuro. Agradeço também às três equipes convidadas, pelo voto de confiança. Quando colocamor amor e dedicação naquilo que fazemos, o sucesso é garantido.”
Thomas Goede – Presidente da Associação Pomerode Futsal

Para assistir o vídeo dos jogos decisivos, CLIQUE AQUI.

Veja as FOTOS do primeiro dia.

Veja as FOTOS do segundo dia.

Veja as FOTOS do terceiro dia.

Para assitir a reportagem, CLIQUE AQUI.

Notícias relacionadas