Adicione o site a favoritos   |   Definir como página inicial   |   Indicar um amigo
 
 
GeralHomePolíciaEducaçãoEsportePolíticaSaúdeEspecialColunasContatos
20/08/2013 - Da pré-história para Pomerode
Foto: Tatiane Hansen/JP
Foto: Tatiane Hansen/JP

A inauguração de um dos empreendimentos mais aguardados de Pomerode acontece no fim de setembro. No entanto, olhos curiosos e perguntas frequentes são constantes, quando o assunto é a Vila Encantada.


Sendo construído há alguns meses, o local já está tomando corpo e forma de parque temático. Com dinossauros em sua área externa e piratas na interna, algumas das vilas já encantam, mesmo antes de estarem prontas.


Responsável pela construção dos animais, o artista plástico Clóvis Dapper trabalha no ramo há mais de 20 anos. A paixão pelos dinossauros começou quando eu era criança e, já por volta dos sete e oito anos, eu fazia pequenas esculturas de argila. Depois disso, fui me aperfeiçoando e hoje trabalho com o que gosto, afirma.


Na Vila Encantada, o primeiro projeto conta com seis filhotes e dois dinossauros adultos. No entanto, há também fósseis e outras esculturas. São diversas Vilas, e todas elas têm atrações especiais. É um trabalho demorado e cheio de detalhes, comenta.
Tão cheio de detalhes, que o T-Rex, o dinossauro mais adorado pela criançada, até parece de verdade. Em média, leva-se dois meses para a construção do T-Rex, adolescente. Ele tem três metros de altura, sete de comprimento e pesa cerca de quatro toneladas. Nele foram utilizados quase 25 sacos de cimento e sua estrutura é mais forte do que a de uma residência, explica.


Cada dinossauro é construído em três etapas, que demandam tempo, paciência e conhecimento. Pesquiso cada animal que vou esculpir e, depois disso, faço-os em três etapas. A primeira delas é a armação de ferro. Em seguida a concretagem e, então, o acabamento final. Para dar mais realismo, pintamos ele também, esclarece.


Mesmo que o espaço ainda não esteja aberto para visitação, é inevitável passar em frente à Rua Hermann Weege e não admirá-lo. Algumas crianças, jovens e até adultos passam por aqui, acabam entrando e tirando fotos. Acredito que, por não termos os visto de verdade, os dinossauros nos encantam tanto, ressalta.


O artista plástico, que já atuou em seis estados diferentes em todo o Brasil, afirma que o empreendimento possui, além de interesse recreativo, estímulo educacional. Não tenho dúvidas de seu sucesso e de sua importância. Todas as faixas etárias serão atingidas e será bom para população, sócios e município, completa.


Intenso e desafiador, o projeto tem como objetivo atingir a faixa etária de zero à 12 anos. E para contribuir com a formação da educação e cultura dos pomerodenses, foi definido como projeto de Responsabilidade Social da Vila Encantada a entrada gratuita das escolas municipais para projetos escolares, além de meia entrada para os residentes de Pomerode.


Para os sócios do empreendimento, Deoclides e Gicele Corrêa, Alexandre e Laline Tortato e Everson e Vivia Ewald, o objetivo principal é reunir a família em um espaço que misture lazer e educação. E, para isso, a Vila Encantada oferece mais de 25 atrações, que irão proporcionar momentos de diversão em família e entre amigos. A variedade de atrações divide-se em Vila dos Dinossauros, Vila da Lagoa, Vila da Aventura, Vila dos Insetos, Vila do Paleontólogo, Vila do Descanso, Vila Interativa, Vila do Pirata, entre outros.


Para explorar todas as opções disponíveis, no ambiente outdoor, as crianças poderão vivenciar um ambiente com dinossauros em tamanho real, bem como placas explicativas sobre cada um deles. Os insetos gigantes deixam o ambiente lúdico e estimulante, podendo observar-se as texturas dos animais. Também neste setor, há um ambiente agradável para os pais descansarem enquanto os pequenos aproveitam grandes momentos na vila.


Além das atrações na parte externa, o parque conta com um espaço destinado para que os pequenos exploradores possam vivenciar a paleontologia e desafios criativos através da interatividade.


A experiência única vivenciada na Vila Encantada pode ser levada para casa através da loja de souvenir, que também está localizada no parque e, claro, será personalizada.
Dinossauros, piratas, insetos, parque de diversão e até café farão parte da Vila Encantada, que abrirá portas para mais um segmento turístico em Pomerode: um parque temático de encantos.

Outras fotos

 
 0 comentários  -  [ Seja o primeiro a comentar, clique aqui ! ]
   
 
 
 
Geral
 
18/07/2014 - Geral - Trânsito no Centro de Pomerode é modificado
A Gerência de Trânsito de Pomerode (Getran) realizou no último sábado, 12 de julho, mudanças pontuais no trânsito em volta da Praça Jorge Lacerda, no Centro. A saída da Rua Arno Weege para a Rua 15 de Novembro é permitida tanto para a direita em direção a Blumenau, quanto para a esquerda, em direção ao Centro.
[ Leia Mais ]
 
 
18/07/2014 - Geral - Aqui tem gastronomia e diversão
Pomerode é tradicionalmente conhecida por sua arquitetura e tradições germânicas. No entanto, há 10 anos o paladar também passou a ser marca registrada da cidade que efetua, desde então, o Festival Gastronômico.
[ Leia Mais ]
 
 
18/07/2014 - Geral - Dez anos de dedicação
Dizem que quando se une o trabalho à paixão, não há tempo que possa separar nem desfazer festa união. Fazer o que ama é mais que uma opção. É levar sua escolha para sua rotina, é acordar de manhã e saber que este é seu dever, é dormir com a cabeça tranquila, sabendo que seu trabalho foi feito.
[ Leia Mais ]
 
 
18/07/2014 - Geral - Melhorias na Serra
Após mobilização que fechou a rodovia SC-110 que liga Jaraguá Pomerode, em 24 de maio de 2014, os manifestantes tiveram suas reivindicações atendidas. O objetivo era trazer mais segurança a quem passa pelo local, melhorando a trafegabilidade e por consequência contribuindo para a redução do número de acidentes.
[ Leia Mais ]
 
 
18/07/2014 - Geral - O ponto sem ônibus
A jovem de 16 anos, Maira, têm grandes dificuldades para conseguir se locomover até a escola em que estuda. Ela é cadeirante e reside na Rua Rega II, na parte em que a rua é de terra e o transporte da cadeira de rodas é praticamente impossível sem o auxílio de um veículo automotor.
[ Leia Mais ]
 
     
 
 
 
by D.M. System