Adicione o site a favoritos   |   Definir como página inicial   |   Indicar um amigo
 
 
GeralHomePolíciaEducaçãoEsportePolíticaSaúdeEspecialColunasContatos
24/06/2012 - Pomerode terá nova creche
FOTOS: EDENILSON DO SANTOS/JP
FOTOS: EDENILSON DO SANTOS/JP

Será inaugurada no sábado, 23 de junho, às 15h, o Centro de Educação Infantil Municipal Professora Dorotéa Hoeft Borchardt. A nova creche é situada na Rua Heindrich Kamchen, Centro, e terá capacidade para 250 crianças, atendendo das 4h às 23h30min.
O novo espaço vai atender os alunos que hoje estudam na extensão Rosa Borck, para aqueles que já estão na fila de espera e ainda para novas matrículas. Para os alunos da extensão Rosa Borck, as aulas começarão no dia 25 de junho; para os demais alunos, as aulas terão início no dia 02 de julho.
Segundo a secretária de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Neuzi Schotten, as matrículas e reserva de vagas poderão ser feitas na extensão Rosa Borck, lembrando que terão prioridade os alunos já matriculados, e os que estão na fila de espera.
Com a nova creche, a secretaria de educação pretende atender mais alunos, dando aos pais mais segurança e ampliando o acesso à educação no município.

Homenagem póstuma
O nome da nova creche foi definido na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 18 de junho, e presta homenagem à professora que muito trabalhou pela educação infantil no município.
Dorotéa é pomerodense e foi incentivada pela mãe a desde cedo frequentar a escola; estudou na escola Escola Municipal Dr. Amadeu da Luz, quando as aulas eram ministradas no pátio da Igreja Evengélica Luterana no Brasil. Após ter concluído as séries iniciais (antigo primário - 1ª. à 4ª.série), Dorotéa prosseguiu com os seus estudos na atual Escola de Educação Básica José Bonifácio.
Casou-se com Ildo Borchardt, na Igreja Luterana de Testo Alto, em 28 de setembro de 1985, com quem teve duas filhas. Em 1990, começou a lecionar na Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha. Nisso retomou os estudos na atual Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais para fazer o 2º Grau (hoje Ensino Médio). Logo transferiu os estudos para Blumenau, no Centro de Educação para Adultos. Concluiu os estudos em 1993. No ano de 2000, ingressou no curso de graduação em pedagogia, formando-se no ano de 2005.
Em Pomerode lecionou nas seguintes escolas: Escola Municipal Dr. Bonifácio Cunha, Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, Escola Básica Municipal Almirante Barroso e Escola Municipal Professora Damaris Frahm.
Dorotéa preparou-se e passou no Concurso Público para a área de Educação Infantil e efetivou-se no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Reimar Ehlert. Em seguida, aceitou o cargo de Professora Regente deste educandário. Em agosto de 2007, transferiu-se para o Centro de Educação Infantil Municipal Rosa Borck.
Dorotéa lutou contra dois tipos de câncer, falecendo em 2009, em decorrência de complicação de um tumor no intestino delgado.

Outras fotos

 
 0 comentários  -  [ Seja o primeiro a comentar, clique aqui ! ]
   
 
 
 
Geral
 
26/09/2014 - Geral - Mês de Conscientização
No mês que vem celebra-se o Outubro Rosa, e a Rede Feminina de Combate ao Câncer convida todas as mulheres pomerodenses a se prevenir
[ Leia Mais ]
 
 
26/09/2014 - Geral - Em até 30 dias
Reforma do Centro de Abrigamento Temporário de Animais de Pomerode deve ser concluída até o fim de outubro
[ Leia Mais ]
 
 
26/09/2014 - Geral - Grupo Escoteiro Pomerano realiza acampamento
Para celebrar o Dia da Árvore junto à natureza, os escoteiros foram acampar em Rio dos Cedros e aproveitaram para reunir todos os ramos do grupo
[ Leia Mais ]
 
 
26/09/2014 - Geral - Primavera é comemorada em Pomerode
Festival iniciado no último fim de semana deu as boas-vindas à nova estação com celebração, música e atividades recreativas
[ Leia Mais ]
 
 
24/09/2014 - Geral - À espera de um milagre
Uma em cem mil são as chances que um paciente portador de leucemia tem, para encontrar um doador de medula óssea compatível. Uma em cem mil. Uma probabilidade tão improvável quanto se ganhar na loteria. Para o portador da doença resta, todavia, uma esperança.
[ Leia Mais ]
 
     
 
 
 
by D.M. System